Jogadores estrangeiros assumem protagonismo no Vasco de Ramón Díaz
Domingo, 10/03/2024 - 14:13
Apenas três dias após a dramática classificação na Copa do Brasil diante do Água Santa, o Vasco vira a chave na temporada e encara o Nova Iguaçu, neste domingo (10), no Maracanã, a partir das 18h30 (de Brasília), pela ida da semifinal do Campeonato Carioca.

Para largar na frente no mata-mata do estadual, o Cruzmaltino depositará as esperanças novamente naqueles que se tornaram alicerces na atual campanha: os estrangeiros.

Para além da comissão técnica, que conta com Ramón Díaz e seu filho e auxiliar, Emiliano, outros "gringos" também fazem a diferença para o clube carioca em 2024. E, literalmente, dentro de campo.

Segundo levantamento do ESPN.com.br, o Vasco marcou 28 gols em 2024, dos quais 20 contaram com participação direta de jogadores nascidos fora do Brasil. Significa dizer que mais da metade dos gols alvinegros - ou 71,4% - foram feitos ou criados pelos estrangeiros. Os números consideram não só os jogos oficiais, mas também a série de amistosos no Uruguai, como parte da pré-temporada, contra San Lorenzo e Deportivo Maldonado.

Apenas nas partidas contra Nova Iguaçu, Flamengo e Fluminense, todas pelo Carioca, aonde o Vasco não marcou, nenhum jogador estrangeiro contribuiu com gols ou assistências para o time cruzmaltino.

Neste caso, por exemplo, se Pablo Vegetti marcou com assistência de Dimitri Payet, ou vice-e-versa, é contabilizado apenas um gol. Ou seja, são duas participações que levaram a um único tento.

Porém, expandindo os números e levando em consideração as participações dos estrangeiros de maneira individual, a média é ainda superior: são 25 participações diretas dos "gringos".

Uma prova concreta dessa importância se viu diante do próprio Água Santa. Dos três gols, todos tiveram participação de estrangeiros. Pablo Galdames abriu o placar, Vegetti ampliou com assistência de Paulo Henrique e, nos acréscimos do segundo tempo, Payet deu assistência para Lucas Piton, de cabeça, fazer o 3 a 3.

O camisa 10 do Gigante da Colina, inclusive, é o jogador que mais contribuiu diretamente com gols no Vasco na atual campanha com 8 participações. Atrás dele vem Vegetti, com 7.

Enquanto Payet registrou 3 gols e 5 assistências, o argentino, que é o artilheiro isolado do time na temporada, anotou 6 gols e ainda deu um passe decisivo.

Além dos estrangeiros citados acima, outros também contribuíram diretamente para gols do Vasco na temporada: Puma Rodríguez, Luca Orellano e Manuel Capasso. Os dois últimos, inclusive, nem fazem mais parte do elenco, uma vez que foram emprestados a FC Cincinnati, dos Estados Unidos, e Olimpia, do Paraguai.



Veja o 'raio-x' da participação dos estrangeiros em gols do Vasco em 2024:

  • Payet: 3 gols e 5 assistências


  • Vegetti: 6 gols e 1 assistência


  • Galdames: 2 gols e 3 assistências


  • Orellano: 1 gol e 2 assistências


  • Puma Rodríguez: 1 assistência


  • Capasso: 1 gol


Os únicos estrangeiros do elenco que ainda não contribuíram com gols ou assistências no time na temporada são o chileno Gary Medel, o paraguaio Robert Rojas e o argentino Juan Sforza. Os dois últimos chegaram a São Januário ainda em 2024.

Fonte: ESPN