Vídeo mostra 10 cruzamentos de Lucas Piton
Quinta-feira, 29/02/2024 - 12:10
Lucas Piton caiu nas graças da torcida do Vasco pela qualidade que tem nos cruzamentos. Valorizado, o lateral-esquerdo renovou com o clube até dezembro de 2028. Desde o ano passado, o jogador é o atleta com mais assistências dentro do elenco - com oito, no total -, muitas delas vindas de cruzamentos.

Veja 10 cruzamentos perfeitos de Lucas Piton pelo Vasco


Por isso, o ge separou um festival de cruzamentos perfeitos de Lucas Piton. No vídeo acima, são 10 oportunidades de gols criadas pelo lateral após colocar a bola na área de forma caprichada para os seus companheiros. A maioria terminou em gols.

Repetição é a chave para os cruzamentos

A precisão nos cruzamentos é um dos principais recursos de Lucas Piton, que contou o que faz no dia a dia para aprimorar o fundamento, em entrevista recente ao ge.

- A palavra que levo comigo é repetição. Quando você repete as coisas que você quer evoluir a margem de acerto vai crescer. É muita repetição, muito treino, são muitos detalhes... Posicionamento, o jeito de correr e chutar. Uma coisa que eu busco evoluir a cada dia. Assim como outras características, como marcação, parte física. O que eu mais evoluo é com a repetição.

O Espião Estatístico monitora todas as finalizações do Campeonato Brasileiro. No ano passado, em 65 cruzamentos de Lucas Piton que terminaram em finalização, cinco foram gols - seja com ele sendo o garçom para o jogador marcar, ou participando da origem das jogadas.

Destes 65 cruzamentos para finalização, 43 saíram dos pés de Piton diretamente para algum jogador do Vasco finalizar, sem que um defensor adversário cortasse, por exemplo. Dos 43, é claro, o principal alvo foi Vegetti - que recebeu 17 cruzamentos do lateral-esquerdo para finalização. O segundo que mais recebeu foi Puma Rodríguez (5).

Jogadores que mais receberam cruzamentos de Lucas Piton que terminaram em finalização no Brasileirão em 2023





A importância de Lucas Piton ficou ainda mais evidente nesta temporada, no esquema 3-5-2 de Ramón Díaz. O jogador marca com eficiência na defesa, mas sua principal virtude tem sido o apoio ao ataque. Atuando como um ala-esquerdo, o jogador é o principal armador do Vasco ao lado de Payet.

A qualidade no apoio se traduz nos números. Desde a temporada passada, quando Lucas Piton chegou ao Vasco, nenhum jogador deu mais assistências a gol que o lateral-esquerdo. São oito passes para bolas na rede. Veja a tabela completa abaixo.

Jogadores com mais assistências pelo Vasco desde o ano passado



Fonte: ge