Lucas Piton: 'Vejo a valorização como fruto de um bom trabalho dentro e fora de campo'
Terça-feira, 27/02/2024 - 14:56
O Vasco começa a caminhada na Copa do Brasil nesta terça-feira, contra o Marcílio Dias, em Itajaí-SC. Para deixar para trás a experiência traumática dos últimos dois anos, o time tem em algumas peças a esperança de ir além em 2024. Isso começa pelo trabalho do técnico Ramón Díaz e passa pelo talento e regularidade de jogadores como Lucas Piton.

O lateral-esquerdo, atleta de linha com mais jogos como titular no ano passado, vive grande fase na carreira. Com um gol e uma assistência em sete jogos nesta temporada, Piton nunca teve tempo ruim com a torcida - nesta segunda, recebeu muito carinho na chegada do Vasco a Santa Catarina.

- Vamos tratar esse jogo como se fosse uma final por tudo que ele representa. Um jogo único, de mata-mata, na casa do adversário. Então vamos entrar com muita vontade de sair com a vitória e classificados. Estamos mais preparados depois dos clássicos, porque conseguimos pontos nos três jogos, com uma vitória no último. Isso é sinal de que o trabalho está sendo bem feito, vamos seguir nessa linha e jogar todos os jogos para vencer - disse Piton ao ge.

O bom desempenho, que dura desde que foi contratado em 2023, chamou atenção de outros clubes, que consultaram informações sobre o jogador do Vasco. Equipes do Brasil e de fora estão de olho em Lucas Piton, que foi comprado pela SAF junto ao Corinthians. Até agora a empresa segurou o lateral, mas a regularidade e os números podem mudar a história na segunda janela do ano.

- Eu vejo a valorização como fruto de um bom trabalho dentro e fora de campo. Acredito que quanto mais jogos bons eu fizer, tiver números bons, a valorização vai ser natural. Vou continuar treinando e trabalhando para evoluir o máximo possível. O Vasco tem nos dado toda a estrutura fora de campo para que dentro tudo funcione da melhor maneira - declarou o jogador de 23 anos.



Números de Piton em 2024:

7 jogos (6 como titular)
1 gol
1 assistência
8 finalizações
18 cruzamentos certos
334 passes (269 certos)
7 desarmes

- O gol foi uma emoção muito grande. Tínhamos anunciado a gravidez da minha esposa dois dias antes, já veio na cabeça a comemoração para homenagear minha esposa e meu filho. Foi muito especial aquele momento - destacou Piton sobre o gol marcado contra o Botafogo.

Em 2023, Piton foi o líder de assistências no Vasco. A precisão nos cruzamentos é um dos principais recursos do lateral, que contou o que faz no dia a dia para aprimorar o fundamento:

- A palavra que levo comigo é repetição. Quando você repete as coisas que você quer evoluir a margem de acerto vai crescer. É muita repetição, muito treino, são muitos detalhes... Posicionamento, o jeito de correr e chutar. Uma coisa que eu busco evoluir a cada dia. Assim como outras características, como marcação, parte física. O que eu mais evoluo é com a repetição.

Em maio do ano passado, Lucas Piton figurou na lista de pré-convocados da seleção da Itália para a Data Fifa que ocorreu em junho. Ele não chegou a ser convocado, mas tem dupla nacionalidade e retirou o passaporte italiano, que o permite defender a Azurra. No entanto, o sonho de vestir a camisa da seleção brasileira ainda fala mais alto.

- Todo jogador tem o sonho de vestir a camisa da Seleção. Treino muito para receber essa oportunidade um dia. Sinto que estou cada vez mais pronto. Estar na Seleção será fruto do trabalho no Vasco. Quanto melhor estiver aqui mais perto eu estarei de ser convocado. Vou trabalhar bastante.

- Embora eu tenha o passaporte italiano, eu nasci no Brasil e a seleção brasileira é meu sonho, e sei que pode se tornar realidade. Me sinto preparado para isso. Mas, se a seleção italiana me convocar, eu vou avaliar no momento, não posso descartar isso, porque tenho o sonho de vestir a camisa de uma seleção - afirmou o lateral-esquerdo.

Com Lucas Piton em campo, o Vasco vai buscar vaga na próxima fase da Copa do Brasil, às 21h30 desta terça. Basta não perder para o Marcílio Dias que o time de Ramón avança na competição.

Fonte: ge