Veja opções do Vasco para o lugar de Paulinho, lesionado
Terça-feira, 30/01/2024 - 10:53
A lesão de Paulinho caiu como um duro golpe para o torcedor do Vasco. O meia rompeu o ligamento do joelho e desfalcará o time por cerca de oito meses. Como o clube vai suprir a ausência do jogador? Há possibilidade de contratar mais alguém? Quais as opções no setor?

Importante na reação do Vasco no Brasileirão de 2023, Paulinho havia começado bem a temporada 2024, com grande atuação na vitória sobre o Madureira, pela terceira rodada do Campeonato Carioca. No domingo, diante do Bangu, pisou de mau jeito no gramado do Estádio Mané Garrincha e deixou o campo com fortes dores, aos 29 minutos do primeiro tempo.

Exames feitos em Brasília, na última segunda-feira, detectaram a ruptura do ligamento cruzado anterior do joelho direito. O atleta já iniciou tratamento com os profissionais do Departamento de Saúde e Performance (DESP) e passará por cirurgia nos próximos dias.

Opções no setor

Depois de Payet, Paulinho é hoje o jogador de meio-campo com mais características ofensivas no elenco do Vasco. É ele quem poderia desafogar o camisa 10 e dividir a responsabilidade na construção. Sem o meia, as opções são mais defensivas, mas há quem possa ajudar Ramón Díaz.

Praxedes: titular em boa parte do segundo semestre de 2023, o meia caiu de rendimento e perdeu espaço. Com a lesão de Paulinho é o primeiro da fila para assumir o posto. Isso contando que Payet seja titular. Quando o francês for poupado é provável que Praxedes caia pela meia esquerda.

Jair: é visto como um jogador para disputar posição com Zé Gabriel na função de primeiro volante. Mas é um meia mais técnico, com bom passe e visão de jogo, e pode jogar mais à frente.

De Lucca: foi usado na vaga de Paulinho no primeiro jogo do elenco principal, contra o Madureira. Fez um bom primeiro tempo, mas sem grande destaque. Não tem características de construção. Apesar disso, deu três assistências nas duas primeiras partidas do Carioca, quando jogou o time reserva.

Zé Gabriel e Mateus Carvalho, outros volantes do elenco, são considerados mais para a função de primeiro volante, mas também podem flutuar no meio-campo, se preciso.



Vasco vai contratar mais meias?

Antes mesmo da lesão de Paulinho, o Vasco já havia acertado a contratação de dois meio-campistas. Fechou a compra de Juan Sforza junto ao Newell's Old Boys, da Argentina, e tem acordo com Pablo Galdames, do Genoa - o clube italiano também pertence à 777 Partners. Os dois ainda são aguardados no Rio de Janeiro para assinar contrato e se juntar ao grupo.

Sforza, de apenas 21 anos, é uma promessa da Argentina. Está com a seleção do seu país no Pré-Olímpico e já disputou mais de 100 jogos pelo Newell's, onde vestia a faixa de capitão. É provável que assuma o lugar de Paulinho quando chegar ao Brasil.

Galdames é visto como um jogador para compor elenco, mas, com a lesão de Paulinho, pode ganhar mais chances com Ramón. O chileno de 27 anos tem características mais defensivas e teve passagem discreta pela Itália. Seu melhor momento foi no Vélez Sarsfield, da Argentina.

Fora esses dois, é possível que o Vasco busque outro jogador de meio de campo no mercado. Não só por causa da lesão de Paulinho, mas porque ter um meia mais ofensivo no elenco era um desejo de Ramón Díaz.

- Para mim, a necessidade é do meio para frente. Um atacante a mais, algum meia a mais, porque há muitos compromissos para jogar - afirmou o treinador na última semana.

Além da lesão de Paulinho, o Vasco vendeu Marlon Gomes para o Shakhtar Donetsk, da Ucrânia. Outro jogador que tinha características mais ofensivas e que estava nos planos de Ramón Díaz para a temporada 2024. Com parte do dinheiro, inclusive, a SAF investirá na compra de Sforza.



Fonte: ge