Basquete: Léo Figueiró e Marquinhos falam sobre a vitória do Vasco diante do Fortaleza
Sábado, 23/12/2023 - 16:01
Em jogo difícil dentro de casa, equipe cruzmaltina dá passo importante no ano de retorno do basquete

A equipe de basquete do R10 Score Vasco da Gama venceu o Fortaleza na manhã deste sábado (23) pelo placar de 81 a 75 e está oficialmente classificado para o Super 8. Em jogo difícil, torcida vascaína foi o sexto jogador ao empurrar o time em mais uma vitória no NBB Caixa 23/24 no último compromisso do ano jogando em casa. O último jogo de 2023 será no dia 27 de dezembro, contra o Corinthians, em São Paulo.

Matheus Eugeniusz (#6) foi o destaque da partida, liderando o número de rebotes (6) e assistências (9), além de ter anotado 13 dos 81 pontos do R10 Score Vasco da Gama no confronto contra o Fortaleza. Marquinhos (#11) foi o maior pontuador da equipe vascaína com 18 pontos, seguido por Paulichi (#13) com 17. Para além da vitória, o camisa 11 destacou o feito de conquistar a vaga para o Super 8:

"Esse projeto foi muito bem semeado e o R10 Score Vasco começa a colher frutos. Acho que depois de uma inatividade muito grande do Vasco no cenário nacional do basquete, hoje estamos mostrando que o basquete precisa do Vasco. E como é legal ver o Vasco fazendo frente a grandes times como Flamengo, Minas, disputando, a gente praticamente está no top 4 do campeonato. Então isso mostra toda a disciplina, todo o planejamento que vem sendo feito. A gente sabe que é só o começo, mas está legal demais ver a torcida cada jogo lotando, empurrando. Hoje foi visível isso porque a equipe não se encontrou boa parte do jogo, o Fortaleza fez um jogo muito difícil, mas a disciplina fez com que nos momentos finais a gente tivesse entendimento de qual era o melhor jeito de atacar e defender o Fortaleza e a gente saiu com a vitória", disse Marquinhos.

As parciais do jogo foram equilibradas até no placar: dois quartos empatados e dois de vitória vascaína por quatro e dois pontos de diferença. No primeiro tempo, empate em 21 a 21. No segundo, vitória parcial por 24 a 22, somando 45 a 43 indo para o intervalo na frente no marcador. O terceiro quarto, empate na parcial em 16 a 16, somando 61 a 59 para a equipe vascaína, que teve a última parcial em 20 a 16, finalizando o placar em 81 a 75.

O treinador Léo Figueiró parabenizou o grupo pela vitória e pela classificação para o Super 8, mas sem deixar de ter cautela e pés no chão olhando para o decorrer do campeonato:

"Feliz demais, mas a gente não pode perder o pé no chão. A situação é a mesma, meu primeiro ano no Vasco, ano de estruturar as coisas para poder crescer, cumprir os compromissos fora de quadra, estruturar o departamento de basquete dentro do Vasco e os jogadores estão de parabéns pelo que conseguiram. Acho que eles não pensariam que a gente estaria no Super 8 e até brigando por uma posição melhor no Super 8 podendo ficar em quarto de repente e ter um mando de quadra na primeira rodada. Mas é fruto de trabalho, de processos bem feitos. Eu não mudo meu discurso porque é nisso que eu baseei a minha vida inteira e o trabalho no basquete é processo bem estruturado, passos firmes, sabendo onde tá e pra onde quer ir. É uma metade muito boa, muito valiosa, mas o pé no chão tem que seguir até o final da temporada e essa é a minha função", finalizou Figueiró.



Fonte: Site oficial do Vasco