A exemplo do que aconteceu no 1º turno do Brasileiro, Vasco enfrentará o Cruzeiro sem público no returno
Segunda-feira, 20/11/2023 - 02:53
Em um mesmo campeonato, em turnos diferentes, duas equipes se enfrentam em partidas sem público por punições. Isso acontecerá pela primeira vez desde 2012. Vasco e Cruzeiro se enfrentam na quarta-feira, às 19h, no Mineirão, com portões fechados para os torcedores. O mesmo aconteceu no jogo do primeiro turno em São Januário.

Segundo um levantamento do Espião Estatístico do ge, feito por Leandro Silva, esta será a primeira vez que duas equipes se enfrentarão no mesmo Brasileirão, sem público nos dois turnos, desde 2012 - ano em que a pesquisa começou na editoria. Os anos de 2020 e 2021 não entram na conta, uma vez que não houve público por causa da pandemia de Covid-19, e não por punições.

O Cruzeiro, assim como o Coritiba, foi punido preventivamente pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD ) e jogará sem torcida nos próximos 30 dias - ou seja, até o fim do Campeonato Brasileiro. A punição se deve à briga de torcedores dos times ocorrida no último sábado, na Vila Capanema.

No sábado, torcedores dos dois clubes invadiram o gramado da Vila Capanema e protagonizaram uma guerra campal. O jogo precisou ser paralisado e foi retomado após quase 40 minutos. Com a punição, os dois times não contarão com o apoio da torcida tanto nas partidas como mandante quanto visitante.

O STJD já tinha adotado tal medida preventiva nesta Série A contra o Vasco. Depois do julgamento e recursos, o time carioca foi punido com quatro partidas com portões fechados.

São Januário fechado no 1º turno

A punição STJD ao Vasco se deu após os fatos ocorridos depois da derrota para o Goiás, no dia 22 de junho, em partida válida pela 11ª rodada do Brasileirão. Na ocasião, houve arremesso de objetos no gramado, depredação de São Januário e confronto de torcedores com a polícia.

Com isso, o Vasco teve que jogar contra o Cruzeiro com portões fechados em São Januário no primeiro turno. A equipe mineira venceu com um gol de falta de Machado, pulou para a primeira parte da tabela e afundou o adversário para a penúltima posição do Brasileirão, na 15ª rodada.

O cenário desta quarta-feira, válido pela 33ª rodada do Brasileirão, é diferente. O Vasco é o 15º colocado do campeonato, com 40 pontos, enquanto o Cruzeiro ocupa a 16ª posição, com a mesma pontuação, após vencer o Fortaleza neste sábado.



Fonte: ge