Futmesa: Vasco e Fluminense decidirão o 3º lugar do Estadual da modalidade Dadinho
Terça-feira, 10/10/2023 - 23:39
Adrenalina à vista em um duelo de grande rivalidade. Pelo segundo ano consecutivo, América e Flamengo vão decidir, palhetada a palhetada, gol a gol, quem será o campeão da Série Ouro do Estadual de Equipes 4 x 4 da temporada de 2023. O dadinho ira quicar no dia 19 de novembro, provavelmente na loja Botão FC, no Rio Shopping Boulevard, em Vila Isabel, com cobertura no Instagram da Federação de Futebol de Mesa do Estado do Rio de Janeiro (Fefumerj). Os Rubros vão lutar pelo bicampeonato após terem superado o Vasco, nas semifinais, por 13 a 9, em São Januário. Os Rubro-Negros tentarão quebrar a hegemonia americana após eliminarem o Fluminense, nas Laranjeiras, por 16 a 14. River e Piedade vão decidir o caneco na Série Prata. A Série Bronze terá FMN e Grajaú Tênis Clube na busca pelo título da competição.

Nas semifinais, mesmo jogando fora de casa e com a vantagem do empate para o Vasco, o America, com autoridade, foi às mesas, na Colina, e se impôs aos Cruzmaltinos, que não conseguiram comandar o placar uma só vez. É bem verdade que os placares, ao longo das oito rodadas, foram apertados (cinco vitórias do América por 2 a 1, dois empates em 1 a 1 e uma vitória vascaína, também por 2 a 1) — ratificando o equilíbrio e a técnica de todos os botonistas envolvidos no duelo. Pelo time Rubro, destaque para Rodrigo Macieira, que fez oito partidas e somou cinco pontos (5 V, 2 E, 1 D). Victor Praça (4 pontos), Regis (3) e José Augusto (1) mantiveram o nível elevado do atual campeão estadual de equipes. No Vasco, Adriano, com quatro pontos em oito duelos, comandou a equipe, que contou com Romar, Brayner, Oliveira, Cleciano e Tarouca em ação.

Nas Laranjeiras, em outro duelo emocionante, o Flamengo voltou à decisão graças à precisão de Lucas Mendonça nas finalizações. Com 38 gols marcados e 66,7% de aproveitamento em oito partidas, ele obteve cinco vitórias e foi fundamental para o triunfo rubro-negro — Rafa Nerd (4 vitórias), Sarti Neto (3) e Wellington (3) também marcaram pontos importantes para a agremiação, que ainda teve Ronald Neri e Ricardo Mendonça nas mesas. Fato é que, em casa, os Tricolores partiram com tudo para o duelo e fizeram 4 a 0 logo na primeira rodada. O Flamengo, porém, não se abalou: ganhou quatro rodadas e empatou outras três para vencer o clássico diante de um adversário que contou com a categoria de Bandini, maior pontuador dos donos da casa (5), Paulinho (4 e 37 gols feitos), Aires (3), Gil (1), Marcelo Mendes (1) e Claudio Jr.

As semifinais da Série Prata também tiveram jogaços de tirar o fôlego. Exemplo: o confronto entre Piedade e Liga Fonte, que terminou com a vitória dos donos da casa por apertados 15 a 14. O Piedade abriu vantagem nas três primeiras rodadas (3 a 0), mas os visitantes embolaram o confronto na parte final, com direito a um 4 a 0 no último duelo. Kaká, com cinco vitórias em sete partidas, comandou o Piedade, muito bem acompanhado por Eduardo (4), Matoso (3) e Junior (3). Pela Liga Fonte, Prudente (4) e Mello (4) ditaram o ritmo da equipe. Veras (2), JH (2), Tanoco (1) e Daltro (1) também fizeram bons jogos na luta por uma vaga na finalíssima da Série Prata. A Liga Fonte mostrou seu valor e caiu de pé, valorizando a força do Piedade.

A outra vaga na decisão da Série Prata ficou com o River, que, em casa, teve que suar a camisa para bater um brioso Botafogo, por 16 a 13, em confronto definido nos detalhes. Na quinta rodada, o duelo estava empatado em 9 a 9. Na sexta rodada, o Alvinegro virou o placar para 12 a 10. Na sétima rodada, o River buscou nova igualdade (13 a 13) e a vaga na decisão só veio no derradeiro duelo, com uma vitória por 3 a 0 do River, em novo confronto para cardíaco. Com seis vitórias cada um, Johnathan e Leo Arcanjo chegaram a excelentes 75% de aproveitamento em oito partidas e foram fundamentais para o triunfo riverista, que ainda viu Marcinho (duas vitórias), André (duas vitórias) e Jonas se entregarem de corpo e alma na luta pela vitória. No Botafogo, aplausos para João Carlos, (cinco vitórias), Magal (4) e Malvar (4), que buscaram pontos importantes na semifinal. Bernardo e Renato também foram às mesas.

Quem também fez bonito nas semifinais foi o FMN, que, em Niterói, venceu o Olaria, por 19 a 8, e vai decidir o título da Série Bronze com o Grajaú Tênis Clube — assegurou antecipadamente sua vaga na finalíssima devido à eliminação do Dobermans do Estadual após a fase de grupos. Após obter três vitórias nas três primeiras rodadas, o FMN não se abalou com uma derrota na quarta rodada. Manteve o ritmo, venceu bem (3 a 0) a quinta e sexta rodadas e chegou ao placar de 16 a 4. Apesar de nova derrota (2 a 1) na sétima rodada, o placar já apontava 17 a 6 para os donos da casa quando, na última rodada, um empate em 2 a 2 decretou o placar final e a ida nos niteroienses à decisão. Garibaldi (seis vitórias) foi o maior pontuador do FMN, seguido por Machado (4), Guanabara (4), Eduardo Massa (3) e Serginho (2). Pelo Olaria, Shaolin (4) foi o destaque. Edmilson (2), Luis Henrique (1) e Simonini (1) também pontuaram.

Agora, é aguardar, com expectativa elevada, as decisões, com direito a muito dadinho no filó. Vale lembrar que, na Série Ouro, Fluminense e Vasco vão decidir o terceiro lugar, assim como Botafogo e Liga Fonte, na Série Prata. Na Série Bronze, o terceiro lugar já é do Olaria, diante a eliminação do Dobermans. Que chegue logo o dia 19 de novembro, que fechará a temporada de 2023 do Estadual de Equipes. E que vençam os melhores.



Fonte: Fefumerj