Futsal: Vasco teria demonstrado interesse em participar do Campeonato Brasileiro
Quarta-feira, 27/09/2023 - 22:34
A Confederação Brasileira de Futsal (CBFS) lançou o Campeonato Brasileiro da modalidade, que será disputado pela primeira vez de maio a dezembro de 2024. A ideia é montar uma disputa com a participação de 20 clubes, sendo 10 times ligados ao futebol. A iniciativa foi lançada oficialmente há quatro dias com intensa campanha nas redes sociais.

Para financiar o projeto, a entidade nomeou a Sports Hub como agência oficial para captar cotas de patrocínio, que inclui os naming rights do campeonato, e venda de direitos de transmissão.

"Já temos dois patrocínios fechados, que serão anunciados em dezembro. No momento, estamos com as tratativas jurídicas para fechar o acordo de naming rights", afirmou Sergio Gomes. diretor sócio da Sports Hub.

Direitos de transmissão

Para a primeira edição da disputa, o objetivo da CBFS é colocar os jogos em todas as plataformas. Segundo a Máquina do Esporte apurou, há conversas com Band (TV aberta), Sportv, ESPN e BandSports (TV fechada), Paramount+, YouTube, Nosso Futebol e NSports (streaming). Ninguém ainda fechou, mas há emissoras mais adiantadas que outras por um acordo.

"Queremos fechar um grupo muito grande de emissoras de transmissão. A ideia é termos uma TV aberta, uma TV fechada e canais de streaming. Serão dois a quatro jogos transmitidos por rodada", conta Gomes.

Na TV aberta haverá exibição de jogos de acordo com a grade de programação da emissora, podendo ter partidas em horários alternativos, como sexta-feira à noite ou sábado de manhã, de acordo com a disponibilidade do canal.

Formato

A CBFS estabeleceu que os 20 clubes que forem disputar o Brasileirão de Futsal sejam divididos em dois grupos de 10 times, com jogos em turno e returno. Daí saem 8 equipes em cada chave que disputam a fase de mata-matas até a decisão. A confederação quer ter times de todas as regiões do país, incluindo Norte, Nordeste e Centro-Oeste, em geral pouco representadas nas ligas nacionais.

A confederação pretende atrair muitos times de futebol, para ajudar a popularizar o torneio. Grêmio, Athletico, São Paulo, Botafogo, Vasco, Cruzeiro, Sport, Fortaleza, Ceará e Sampaio Corrêa teriam enviado carta de interesses à confederação. Entre membros da confederação também se fala em clubes como Botafogo, Flamengo, Fluminense, Internacional e Palmeiras, alguns deles sem nenhuma tradição no futsal.

Outra iniciativa da CBFS será atrair os principais clubes que hoje disputam a Liga Nacional de Futsal, competição surgida em 1996 e gerida pelos clubes. O argumento da confederação é que irá conceder maior premiação e que seu campeonato dará chancela para a disputa de torneios internacionais, como a Libertadores.

Carlos Barbosa, Cascavel, Corinthians, Foz Cataratas, Jaraguá, Joinville, Magnus Sorocaba, Minas, Pato Futsal e Praia Clube são os times que a entidade pretende trazer para sua competição.

Fonte: Máquina do Esporte