Conheça Serginho, atacante que pode reforçar o Vasco
Quarta-feira, 24/05/2023 - 08:33
Quem é Serginho? Provavelmente esta foi a pergunta que muitos vascaínos fizeram após a notícia de que o Vasco tem negociações avançadas para contratar o jogador que atua na Turquia. Aos 28 anos, ele é pouco conhecido entre os brasileiros porque fez sua carreira longe daqui. Afinal, como o Vasco chegou ao nome do atacante do Giresunspor?



Sucesso na Turquia

Antes de chegar à Turquia, Serginho jogou em Kosovo, na Albânia e na Macedônia. O brasileiro está no futebol turco desde 2020 e marcou 10 gols e deu 19 assistências em 93 jogos pelo Giresunspor (veja acima vídeo com lances do atacante).

Serginho chamou atenção no Shkupi, da Macedônia do Norte, com 19 gols em 61 jogos entre 2017 e 2020. Em setembro de 2020, ele chegou ao Giresunspor, onde fez sucesso nos últimos anos. O atacante brasileiro caiu nas graças dos turcos.

- Os torcedores o amam muito. Serginho foi muito feliz aqui - afirmou o jornalista turco Murat Ümit Uzun ao ge.

Com contrato até o fim de junho na Turquia, Serginho não vai permanecer no Giresunspor, a contragosto dos fãs do clube, que viram um jogador que consideram habilidoso e disciplinado taticamente, com recursos para aproveitar as oportunidades.

- Tem muita capacidade de jogo - resumiu o jornalista.

Serginho na atual temporada:

29 jogos
28 como titular
Atuou os 90 minutos em 12 jogos
3 gols
6 assistências
Último jogo: Giresunspor 1x1 Fenerbahçe - 07/05/23 - deu assistência
Último gol: Giresunspor 2x1 Gazisehir Gaziantep - 29/12/22



"Provou que pode jogar em time grande"

As primeiras reações ao nome de Serginho não são tão positivas, mas quem acompanhou o jogador de perto nos últimos anos garante que ele pode ajudar o Vasco no Brasileirão.

Serginho é atacante, joga pelos lados do campo e começou nas categorias de base do Vitória. No entanto, profissionalmente, sua carreira foi toda construída fora do Brasil. Mas o sonho do mineiro sempre foi disputar o Campeonato Brasileiro.

Mesmo tento atuado somente em países de menor expressão no futebol, a experiência e o protagonismo do atacante nos clube por onde passou animam o Vasco.

O treinador brasileiro Marcello Troisi comandou o Laci, da Albânia, em período próximo ao que Serginho defendeu o time. Apesar de não ter trabalhado com o atacante, Troisi o enfrentou no futebol albanês e o considera um jogador de muita qualidade.

- Acompanhei muito o campeonato albanês, o Serginho sempre foi o destaque do Laci. Conseguiu se destacar num campeonato que é difícil - disse Marcello Troisi ao ge.

- Para mim uma grande contratação, provou que pode jogar em time grande, não é qualquer um que vai para a Turquia e se dá bem. Tem boa finalização, faro de gol, joga pelos dois lados, característica é cortar para o lado e bater, jogador rápido, marca também - completou o técnico.

Jogador tem aval da 777

Antes de chegar à Turquia, Serginho jogou em Kosovo, na Albânia e na Macedônia. O brasileiro está no futebol turco desde 2020 e marcou 10 gols e deu 19 assistências em 93 jogos pelo Giresunspor. Em fim de contrato, ele se encaixa no perfil de atletas buscados pela SAF no momento: os que chegam sem custos. E joga em uma posição que é prioridade da diretoria na segunda janela de transferências.

A 777 Partners, dona do futebol do Vasco, tem participação majoritária em seis clubes espalhados por três continentes e possui profissionais no mundo todo. O departamento de análise vascaíno é auxiliado pela equipe de scout do grupo americano, que se reuniu recentemente com o diretor esportivo Paulo Bracks e executivos de outras equipes da 777 em evento na França.

A troca de informações entre os profissionais inclui possíveis reforços para o clube brasileiro. Serginho é um dos jogadores que receberam aval da 777 para que o Vasco pudesse iniciar negociações.

A reportagem apurou que o negócio com o Vasco não está fechado, mas está bem encaminhado. A expectativa é que o acordo seja concretizado antes da abertura da janela.



Fonte: ge