Vasco negocia a contratação de Bruno Henrique, do Al-Ittihad-SAU, e Serginho, do Giresunspor-TUR
Segunda-feira, 22/05/2023 - 16:08
Bruno Henrique surge como o principal nome da lista de reforços do Vasco para a próxima janela de transferências. O volante de 33 anos, ex-Palmeiras e Corinthians, está em fim de contrato com o Al-Ittihad, da Arábia Saudita, e chegaria de graça ao clube no início de julho. Além dele, o Jogada10 apurou que o clube carioca negocia com o atacante Serginho, que defende o Giresunspor, da Turquia, que também fica livre ao fim da temporada europeia.

Aliás, essa é a tendência das negociações da SAF no momento. Afinal, o próximo aporte de mais de R$ 100 milhões está previsto para apenas em setembro. Com isso, diferentemente do início do ano, a diretoria busca perfis de jogadores que venham tendo destaque, mas sem necessidade de investimento financeiro no ato da contratação. Isso porque, em setembro, a janela se fecha novamente.

Os alvos do Vasco estão bem definidos: um volante, um meia e um atacante que atue pelos lados. Um zagueiro e um lateral-esquerdo, dependendo da renovação de Paulo Victor, estão entre as possibilidades. Diante da concorrência e dos custos para trazer Cuéllar, do Al-Hilal, a diretoria retomou o papo com um namoro antigo que defende justamente o rival do colombiano. Afinal, Bruno Henrique já foi especulado em janeiro, mas não foi liberado. Ele fez 26 jogos, com dois gols e soma duas assistências pelo Al-Ittihad nesta temporada.

Já Serginho, de 28 anos, seguiu muito cedo para uma rota alternativa na Europa. Passou por clubes na Albânia e Macedônia, onde se destacou, e hoje é titular do Giresunspor, da Turquia. O atacante já foi alvo do São Paulo e conversa com o Vasco e outros clubes para esta janela.

Vasco vive problema de ‘fluxo de caixa'

Ciente da necessidade de reforços, o diretor esportivo Paulo Bracks disse que tentaria conseguir mais recursos nas reuniões com a 777 Partners, na França. Mas as informações não são as melhores. Com problemas no fluxo de caixa destinado ao Vasco, a empresa norte-americana não tem conseguido honrar nem mesmo as parcelas dos acordos de compra de Puma, Capasso e Léo. Aliás, com o volante Andrey, restou uma dívida da comissão dele e de seus agentes na venda para o Chelsea. O caso foi parar na Justiça.

Diversos outros jogadores têm sido especulados. Para a meia de armação, Manuel Lanzini é um dos mais cogitados. O argentino, que defendeu o Fluminense no início da carreira, deve sair do West Ham, da Inglaterra. No entanto, apesar do interesse do Cruz-Maltino, também há forte concorrência, já que o River Plate estaria no páreo. Além disso, Lanzini, de 30 anos, permanece com mercado no futebol europeu.

No Vasco, oficialmente, o sigilo permanece absoluto. Na semana passada, o técnico Maurício Barbieri deu uma declaração para explicar as razões mercadológicas que o impedem de tocar no assunto reforços.

"Se eu disser a você que preciso da posição ‘x', amanhã o Paulo (Bracks, diretor) vai receber 40 nomes daquela posição. E os que custavam um, vão estar sendo oferecidos por cinco (risos). Não é inteligente da minha parte dizer isso ou não. O que eu posso dizer e a gente já manifestou isso publicamente é que sim, existem peças que vão chegar no meio da temporada", disse Barbieri.

‘Barca' do Vasco deve sair no meio do ano

Se vão chegar reforços, alguns jogadores que não estão sendo utilizados podem ser negociados. São os casos do lateral-direito Gabriel Dias, que não voltou a jogar após lesão, em 2022; do volante Zé Gabriel, que não é relacionado há mais de três meses, e do atacante Vinícius. No total, o Vasco vem utilizando 33 atletas no dia a dia, mas alguns estão machucados ou têm atuado pelo time sub-20.

Aliás, desde janeiro, já saíram os seguintes nomes: o goleiro Alexsander, os zagueiros Anderson Conceição e Ulisses, o lateral-esquerdo Edimar, os meio-campistas Matheus Barbosa, Juninho e Nenê, e os atacantes Laranjeira, Erick e Zé Santos.



Fonte: Jogada 10