Futmesa: Vascaínos disputaram a 3ª etapa do 1º turno do Estadual Individual da modalidade Dadinho
Quarta-feira, 10/05/2023 - 03:39
Belas homenagens e fortes emoções marcaram a definição da terceira e última etapa do primeiro turno do Estadual de futebol de mesa (modalidade dadinho) promovido pela Fefumerj, dia 7 de maio, no Grajaú Tênis Clube. Com a presença de 113 botonistas, a Copa Suda, dedicada a Carlos Alberto dos Santos Souza, um ícone do esporte e que nos deixou em 2020, vítima da Covid-19, teve Victor Praça (America), na categoria adulto, BYK (Grajaú Tênis Clube), na master, e Felipe Drago (Botafogo), no sub-18, como campeões de turno. Com isso, eles já garantiram presença nas finais da competição de 2023, em dezembro.

Antes da primeira palhetada, o filho de Suda, Carlos, recebeu uma placa alusiva aos feitos de Carlos Alberto e foi efusivamente aplaudido por todos no ginásio do clube. Em seguida, teve início a competição, que, além da definição dos campeões de turno, presenciou duelos acirrados na luta pelo troféu da etapa de maio, que, diferentemente das duas anteriores, não foi dividida por categorias. Após 488 jogos, o America mostrou sua força nas mesas e teve três jogadores nas semifinais. Mas o título ficou com o Fluminense: o tricolor Rodrigo Bandini segurou um empate em 2 a 2 com o craque rubro Gabriel Cataldo e levou o troféu de campeão para as Laranjeiras.

Na disputa do terceiro lugar, os americanos Victor Praça e José Augusto ficaram no 5 a 5, resultado que interessava a Praça e que foi determinante para o seu título do primeiro turno na categoria adulto — ele somou 1385 pontos ganhos, 60 a mais que Bandini, o vice-campeão, e 90 a mais que Ronald Neri (Flamengo), terceiro colocado no ranking geral da temporada até o momento. Já o pódio da etapa de maio foi completado por Maia Jr (Piedade), Veras (Liga Fonte), Victor (Grajaú) e Jonas (River).

Na categoria Master, mesmo ficando na 53ª posição na classificação geral da Copa Suda — foi eliminado por Gil Almeida (Fluminense) na segunda fase —, BYK somou 1370 pontos ganhos nas três etapas e levou a melhor sobre Veras (Liga Fonte), que chegou a 1360 pontos. O terceiro lugar ficou com João Carlos (Botafogo), também com 1360 pontos, ao lado de Moises (Fluminense), mas ambos em desvantagem nos critérios de desempate.

No Sub-18, mesmo eliminado na primeira fase da Copa Suda, Drago (Botafogo) chegou aos 1480 pontos, superando Arthur Kruger (Light), com 1460, e Izac Arcanjo (River), com 1450, no pódio da categoria.

A primeira etapa do returno do Estadual será no dia 9 de julho. Promessa de fortes emoções nas mesas e fora delas.



Fonte: Fefumerj