Basquete: NBB repercute retorno do Vasco às atividades e lista feitos do clube
Quinta-feira, 22/12/2022 - 22:54
A comunidade do basquetebol comemora uma grande novidade relacionada a uma das suas mais tradicionais marcas. Em comunicado publicado em seu site oficial na tarde desta quarta-feira (21), o Clube de Regatas Vasco da Gama anunciou o início de um projeto que tem como objetivo a volta de sua equipe de basquete profissional à elite da modalidade, o NBB, na temporada 2023/2024. A equipe carioca permanece associada à Liga Nacional de Basquete, mas não disputa o Novo Basquete Brasil desde a temporada 2019/2020.

A iniciativa é liderada por Pedro Ortega, novo diretor de Basquete do Cruzmaltino, que segundo o clube atuará na captação de patrocínios e na gestão do projeto profissional. Ortega terá ao seu lado um nome de peso no comando técnico da divisão de basquete: Gegê Chaia, armador com longa carreira no NBB, tendo sido campeão por Flamengo e Bauru Basket e feito trabalhos marcantes vestindo as camisas de Corinthians, Pato Basquete, 123 Minas e Tijuca Tênis Clube. Gegê, inclusive, foi um dos homenageados no último Jogo das Estrelas, no Rio de Janeiro, por toda sua contribuição ao mais importante campeonato de basquete do Brasil.

O projeto vascaíno começará a ser implantado em janeiro de 2023. Duas novidades já foram anunciadas pelo clube como as primeiras nesta nova etapa do basquetebol cruzmaltino: a volta do trabalho nas categorias de base e a intenção de participar da próxima edição da Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB), que o Vasco já disputou em 2022.

Uma história de dar orgulho ao torcedor

O basquete sempre foi uma modalidade esportiva que mexeu com o coração de milhões de torcedores vascaínos em todo o Brasil. A tradição vem desde 1920, quando o departamento de basquete foi criado no clube de São Januário. Desde então, o Vasco coleciona duas Ligas Sul-Americanas, dois Sul-Americanos de Clubes Campeões, dois Campeonatos Brasileiros (pré-NBB) e 16 Campeonatos Cariocas. Depois de vencer a Liga Ouro em 2016, o Cruzmaltino disputou as temporadas de 2016/2017, 2017/2018 e 2018/2019 do NBB.

A equipe do Rio de Janeiro tem também a honra de ter sido a primeira do país a enfrentar um time da NBA, o San Antonio Spurs de Tim Duncan, no Mc Donald's Championship, em 1999. À época o elenco vascaíno era fortíssimo, contando com nomes como o americano Charles Byrd, o dominicano José Vargas, e os brasileiros Sandro Varejão, Rogério e Demétrius Ferracciú, hoje técnico do Club Athletico Paulistano.



Fonte: NBB