Judô: Vasco fica em 3º lugar no Campeonato Estadual
Terça-feira, 25/10/2022 - 06:08
fabricadetalentosumbra

Nosso time da Fábrica de Talentos UMBRA brilhou muito no Campeonato Estadual do RJ neste final de semana.🥇🥇🥇🥇🥇🥇🥇

Foram muitas medalhas nas mais diversas categorias. Se liga nas conquistas de nossos guerreiros:

Na sênior, Yonara Angelim (-48 kg), Bia Comanche (-57 kg) e Yuri Santos (+100 kg) levaram o ouro. No Sub-21, Bia Comanche (-57kg), Jesse Barbosa (-90kg) e Yuri Santos (+100kg) foram campeões. Além disso, Jesse Barbosa (90kg) também ganhou a medalha dourada no Sub-18.

Foram bronze no Sub-18 Vitor Elídio (-55kg), Romário Vieira (-60kg), Feliphe Vicente (-60kg) e Ana Clara Aragão (-63kg). Já Vitor Santos (-100kg) ficou em terceiro lugar no Sub-21.

No Sub-15, levaram o ouro Victor Santiago (-50kg), Emmanuel Carvalho (-66kg), Rafael Alves (-73kg) e Thiago dos Santos (+81kg). A judoca Layla Azevedo (+70kg) foi prata.

E para terminar, no Sub-13, o ouro ficou com Júlio Gabriel (-28kg), prata com Pedro Guadalupe (-38kg) e Milena Reis (-38kg), e o bronze com Rhyan Santos (-38kg).

E você? Torceu muito? Diz aí nos comentários

A "Fábrica de Talentos UMBRA" é um projeto social de ensino de judô para crianças de comunidades do Rio de Janeiro, com patrocínio da @lightcomvoce , apoio do @esportelazerj e realização de @odisseia.esporte.cultura

Um agradecimento especial a todos os apoiadores e parceiros do projeto UMBRA 🙇🏻♂️

Apoio:

@sorayaamorelliandreamorelli
@grupotmc
@unica.facil
@re_nutri_
@psi.paulalima
@leonardotrinta
@eduardoschwob
@cerecriando
@escolatecvirginiapatrick
@colegiodarwingama
@cnslvi
@revistatatameoficial
@judoriofjerj
@judocbj
@vascodagama
@lightcomvoce
@esportelazerj

Juntos somos mais fortes 💪 🐎




Campeonato Estadual - 1º Dia

Tendo o Velódromo do Parque Olímpico da Barra da Tijuca como palco, o Campeonato Estadual de Judô de 2022 realizou seu primeiro dia de competições neste sábado, 22 de outubro. E após os combates pelas classes Sênior, Sub-21 e Sub-18, quem terminou o dia no topo da classificação geral foi o Clube de Regatas do Flamengo, com 42 medalhas, sendo 17 de ouro, 17 de prata e 8 de bronze. A disputa pelo título do Estadual está tão acirrada que o Judô Comunitário Instituto Reação conseguiu o mesmo número de ouros, 17, ficando na 2ª colocação parcial por ter menos pratas, 12, além de 14 bronzes.

Quem contribuiu com 2 medalhas para a liderança parcial do Flamengo foi Arthur dos Santos, que venceu a categoria até 73Kg tanto na classe Sub-18 quanto na Sub-21 e destacou os benefícios do calendário recheado de competições implementado pela FJERJ ao longo de 2022: "É muito importante ter um calendário competitivo cheio assim, para pegar o jogo dos adversários e ganhar experiência. É sempre bom estar competindo, conseguindo uma evolução a mais, um passo à frente. O Estadual vai me ajudar a chegar melhor condicionado na Seletiva Nacional Sub-18", contou o judoca, lembrando da Seletiva Nacional Sub-18 que ocorrerá, junto com a Sub-21, de 1 a 4 de dezembro.

Falando em Seletivas, embora ainda tenha 15 anos, Ana Gabrielle Soares, do Instituto Reação, conseguiu feitos tão grandes nesta temporada que irá disputar a Seletiva para a seleção principal, nos dias 12 e 13 de novembro. E o Campeonato Estadual certamente se inclui entre as façanhas alcançadas por Ana Gabrielle Soares, pois ela não apenas se sagrou campeã na categoria Pesado nas classes Sub-18 e Sub-21 como também competiu na Sênior: "Com a Seletiva chegando, preciso viver experiências novas, e estrear no Sênior foi uma experiência incrível. Acredito que participar da Seletiva será uma experiência ainda mais incrível e espero conseguir uma medalha".

Além dos combates, o sábado no Velódromo foi marcado por belas homenagens a nomes que marcaram a história de 60 anos da FJERJ, como o recentemente falecido sensei Gérson Paulino, um judoca completo, que dedicou toda sua vida a este esporte, atuando por décadas com maestria como árbitro e treinador. A homenagem ao sensei Gérson Paulino contou com a presença de seus familiares e de judocas formados por ele: "Não poderíamos deixar de agradecer a este grande mestre que todos nós tivemos dentro do dojo. Ele sempre foi um exemplo e eu sempre me sentia um campeão ao seu lado. Com muito orgulho, a Federação tem a honra de homenagear Gérson Paulino por sua grande contribuição ao Judô do Rio de Janeiro", declarou o presidente da FJERJ, Jucinei Costa.

Homenagens também foram prestadas a Rafaela Silva, do Clube de Regatas do Flamengo, por ter se sagrado campeã mundial na categoria Leve (até 57Kg) no último dia 8 de outubro: "Gostaria de agradecer aos meus treinadores, companheiros de treino, a minha família e à Federação, que com certeza fazem parte de minha evolução. Ano que vem eu faço 15 anos de seleção brasileira de Judô. Hoje estou aqui como exemplo, mas nos próximos anos serão outros atletas aqui, fazendo esta declaração. Estou muito feliz com meu desempenho e vou trabalhar bastante para trazer mais medalhas e incentivar outros judocas", declarou a dona de 4 medalhas mundiais e um ouro olímpico.

As disputas no Velódromo pelo Campeonato Estadual de Judô de 2022 seguem neste domingo, 23 de outubro, com as classes Sub-13 e Sub-15, com início, respectivamente, às 10:00h e 12:00h. veja, abaixo, os resultados individuais e o quadro de medalhas do primeiro dia de evento.

Resultados

Campeonato Estadual - 2º Dia

Com as disputas pelas classes Sub-13 e Sub-15 chegou ao fim neste domingo, 23 de outubro, o Campeonato Estadual de 2022, no Velódromo do Parque Olímpico da Barra da Tijuca. E chegou ao fim com o título do Clube de Regatas do Flamengo, que, somando as disputas nas classes Sênior, Sub-21 e Sub-18 do dia anterior, conquistou um total de 57 medalhas, sendo 25 de ouro, 20 de prata e 12 de bronze. Em seguida, o quadro geral de medalhas traz o Judô Comunitário Instituto Reação, com 66 medalhas (18-21-27), e o Umbra – Clube de Regatas Vasco da Gama, com 20 (11-4-5).

Falando das competições de domingo, os destaques individuais ficaram por conta das judocas que há pouco tempo se sagraram campeãs brasileiras e que voltaram ao topo do pódio no Campeonato Estadual: Monique da Silva (52kg/Flamengo), no Sub-13, e Manuela Maia (52kg/Flamengo), Laryssa Fonseca (57kg/Santa Cruz) e Maria Hottis (70kg/Impact), no Sub-15. A agremiação campeã na classe Sub-13 foi o Flamengo, com 6 ouros, 2 pratas e 1 bronze, enquanto o Impacto Fight School venceu o Sub-15 com 4 ouros, 3 pratas e 5 bronzes.

O Campeonato Estadual foi a 5ª competição do Circuito Estadual promovido pela FJERJ em 2022, após o Torneio de Abertura, o Campeonato Inter-Regional, o Campeonato Carioca e o Troféu Rio de Janeiro. Vale lembrar ainda que o Federação também realizou neste ano o Campeonato Estadual por Equipes e a Copa Rio Internacional. O diretor técnico Leonardo Lara falou sobre os benefícios de um calendário tão recheado de competições como o da FJERJ:

"O Circuito Estadual é fundamental para darmos um volume de competições aos atletas, que podem competir em 6 ou até mais eventos por ano. Além de oferecerem pontos para rankings que classificam para torneios nacionais, estas competições estaduais fazem com que os atletas consigam se manter sempre em atividade, o que é importante inclusive para as academias", comentou Leonardo Lara, que ainda acrescentou: "O resultado em uma competição não vem exclusivamente pelo desempenho físico e técnico. O atleta só tem o resultado esperado quando consegue viver várias vezes o ambiente competitivo. O competidor só chega à maturidade psicológica competindo".

O Circuito Estadual ainda tem mais um evento agendado para 2022: o Torneio Encerramento, que terá as disputas pelas classes Sub-18 e Sub-21 no dia 6 de novembro, e pelas classes Sênior, Sub-13, Sub-15 e Veterano no dia 3 de dezembro.

Veja, abaixo, o quadro de medalhas do Campeonato Estadual de 2022 e os resultados individuais das classes Sub-13 e Sub-15.

Quadro de Medalhas
Resultado Sub-13
Resultado Sub-15



Fonte: FJERJ