Natação Paralímpica: Vascaínos disputam o Meeting Loterias Caixa neste sábado no Cefan
Quarta-feira, 19/10/2022 - 08:29
O Meeting Paralímpico Loterias Caixa chega ao Rio de Janeiro com disputas de atletismo, halterofilismo e natação neste sábado, 22. Ao todo, estão inscritos 203 atletas estão inscritos.

A capital fluminense será a 12ª cidade brasileira e a terceira do Sudeste a receber o evento neste ano. As provas acontecerão no Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (CEFAN).

As provas de natação contarão com 62 nadadores, dentre eles estão alguns medalhistas mundiais, paralímpicos e parapan-americanos como Lídia Cruz (S4), Suzana Scharndorf (S4), Daniel Mendes (S6), Douglas Matera (S12), Thomaz Matera (S12), Camille Rodrigues (S9) e Maria Dayanne Silva (S6).

Já o atletismo terá 128 competidores e terá a presença dos medalhistas paralímpicos Wallace Santos (F55), Daniel Tavares (T20), Fábio Bordignon (T35) e Tuany Barbosa (F57). O halterofilismo contará com 13 atletas.

Em 2022, o Meeting já passou por Campo Grande (MS), Amapá (AP), Fortaleza (CE), Natal (RN), João Pessoa (PB), Recife (PE), Aracaju (SE), Brasília (DF), Goiânia (GO), Belo Horizonte e Vitória. Depois do Rio de Janeiro, o evento vai desembarcar no Sul do país, com a primeira parada em Curitiba (PR), no próximo dia 1º de novembro, também com provas nas três modalidades.

O Meeting Paralímpico é idealizado e organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) desde 2021, como uma atualização dos tradicionais Circuitos Loterias Caixa, que já eram realizados desde 2005 pelo Comitê. Há provas de atletismo, natação e halterofilismo. Cada cidade sedia, pelo menos, disputas de uma dessas modalidades.

Os objetivos do Meeting são desenvolver a prática esportiva para pessoas com deficiência em todas as regiões do país, contribuir para o aprimoramento técnico dos competidores e propiciar oportunidades de competição aos atletas de elite e jovens promessas do paradesporto em todo o Brasil.

Imprensa

Os profissionais de imprensa interessados em cobrir o Meeting Paralímpico no Rio de Janeiro podem enviar um e-mail para imp@cpb.org.br com os seguintes dados: nome completo, RG ou CPF, veículo por qual irá cobrir o evento. No dia da competição, os profissionais deverão se identificar na sala de imprensa do local.

Serviço

Data: 22 de outubro (sábado)
Modalidades: atletismo, halterofilismo e natação
Local: Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (CEFAN)
Endereço: Av. Brasil, 10590 - Penha, Rio de Janeiro

Patrocínios

O Meeting Paralímpico Loterias Caixa tem o patrocínio das Loterias Caixa
O atletismo é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa e pela Braskem
A natação é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa
O halterofilismo é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa

Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível

Os atletas Daniel Mendes, Douglas Matera, Lídia Cruz e Wallace Santos são integrantes do Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível, programa de patrocínio individual da Loterias Caixa que beneficia 91 atletas.



Fonte: CPB