Há 1 ano, TV Globo mostrava 'vitória fake' do Vasco sobre o Cruzeiro pelo 2º turno da Série B
Quarta-feira, 21/09/2022 - 09:31
Quando o árbitro André Luiz de Freitas Castro apontou o centro do gramado e sinalizou o fim de jogo, houve comemoração, lamentos e uma enorme confusão para grande parte do público que acompanhava a Vasco x Cruzeiro, no segundo turno da Série B do Brasileiro do ano passado, pela televisão. Hoje (21), quase um ano depois daquele episódio, as equipes voltam a se encontrar, desta vez no Mineirão, e inseridas em outro cenário.

Em 19 de setembro de 2021, o Vasco de Fernando Diniz e o Cruzeiro do interino Juliano Belletti pisaram em São Januário para um duelo importante. Além das respectivas caminhadas na competição, aquela partida marcava o retorno do público à Colina, em meio aos cuidados sanitários diante da pandemia de covid-19.

Nenê abriu o placar para os donos da casa no fim do primeiro tempo, e desenhava-se um triunfo cruz-maltino quando, já nos acréscimos, Daniel Amorim marcou o que seria o segundo, mas o tento foi anulado. A Rede Globo, que transmitia a partida para o Rio de Janeiro e Minas Gerais, porém, não reparou na decisão da arbitragem e manteve o placar em 2 a 0.

No lance seguinte, o Cruzeiro balançou a rede, com Ramon. A comemoração efusiva dos jogadores do clube mineiro chegou a render críticas dos integrantes da cabine, que tinha o narrador Luis Roberto e os comentaristas Roger Flores e Paulo Nunes.

Pouco após o apito final, e com a Globo ainda sinalizando 2 a 1 para o Vasco, Raphael De Angeli, repórter que estava no gramado e não tinha sido atendido anteriormente, avisou que o jogo havia sido 1 a 1.



"Luís Roberto, só para esclarecer, o jogo terminou em 1 a 1. O segundo gol do Vasco foi anulado. O árbitro marcou uma irregularidade, o lance seguiu e o Cruzeiro empatou a partida. Portanto, o resultado aqui em São Januário foi 1 a 1", disse.

Devido à pandemia, narradores e comentaristas não estavam presentes ao estádio. No lance que gerou a confusão, o atacante Gabriel Pec levou a bola com a mão em uma dividida, antes de tocar para Daniel Amorim. Enquanto o narrador e os comentaristas conversavam e votavam no melhor jogador da partida, a arbitragem anulou o gol e deu o reinício à partida, em imagem que não foi mostrada.

"Gente, por favor, é importante pedir um milhão de desculpas aos torcedores do Cruzeiro e Vasco. Por causa da pandemia, estou narrando do estúdio e, para mim, o gol valeu. Para nós do estúdio, o gol do Daniel Amorim havia sido validado. Então, estou pedindo desculpas em nome de todos nós, porque eu, realmente, não sabia que o gol havia sido anulado. Para nossa transmissão, o jogo estava 2 a 0 para o Vasco", lamentou Luís Roberto.

Assim, apenas quem esteve no estádio, contando os pouco mais de 300 vascaínos, souberam o real resultado da partida quando ela acabou. O empate foi até mesmo ruim para os dois lados. Enquanto o Vasco ia para 34 pontos, na 9ª colocação, o Cruzeiro somava 31, em 13º, e o CRB, então quarto colocado, tinha, àquela altura, 41 pontos e um jogo a menos. Ao fim do torneio, nem Vasco e nem Cruzeiro conseguiram o acesso, algo que buscam na atual temporada.

Viralizou na internet

O equívoco da Rede Globo, claro, gerou diversos memes nas redes sociais. Um dos vídeos que viralizou foi da transmissão da "rádio Cruzeiro Sports". Acompanhando pela TV, o narrador Diogo Medeiros criticou efusivamente Ramon, autor do gol, por ter ido comemorar ao invés de ter pego a bola e levado ao meio de campo, buscando acelerar o reinício do jogo na busca pelo empate.

Posteriormente, descobriu-se que aquele se tratava do gol de empate, e houve comemoração pelo ponto conquistado.

Outro cenário

Além de, na atual oportunidade, o jogo ser no Mineirão, o cenário do campeonato para Cruzeiro e Vasco é diferente daquela ocasião. Em 2022, neste segundo turno, os dois times estão no G4 e, inclusive, em caso de vitória, a Raposa já garante o acesso à Série A.



Fonte: UOL