Vasco quer São Januário como arma para espantar má fase
Sexta-feira, 12/08/2022 - 20:53
Voltar aos trilhos é a ordem no Vasco. Em meio à oscilação e a uma sequência ruim de resultados, o time cruz-maltino enfrenta amanhã (13) o Tombense, às 11h,em São Januário, e quer explorar novamente o fator casa para sretomar o caminho na Série B do Campeonato Brasileiro.

O clube da Colina atravessa um momento de transição para a SAF e voltar para a elite é uma espécie de dever de casa obrigatório. Ontem (11), Paulo Bracks, diretor esportivo escolhido pela 777 Partners, e o CEO Luiz Mello, estiveram reunidos com o elenco, e Bracks usou a palavra "obsessão" para se referir ao acesso.

"Qual que é a minha missão com vocês? Agregar, complementar o trabalho que está sendo feito e deixar que vocês se concentrem exclusivamente no campo de treino e de jogo. Jogador tem de se preocupar com o trabalho dele, que é jogar. Quero deixar vocês com a cabeça 100% nessa obsessão - e tem que ser obsessão. O acesso é obsessão. Respirar acesso, dormir acesso. No treino, na academia, no refeitório e no jogo. É no 1 a 0 pró, é no 1 a 0 contra", apontou.

Com apenas duas vitórias nos últimos nove jogos, o Vasco perdeu posições e já começa a ver a quinta colocação no retrovisor, o que aumenta a pressão sobre o grupo, e faz a partida desta manhã ganhar ainda mais peso, uma vez que o Tombense, com 33 pontos, tem seis a menos que o Cruz-maltino.

Considerando-se apenas as últimas 10 rodadas, a equipe da Colina, com 12 pontos, ocupa apenas a 12º colocação, segundo dados do do Departamento de Matemática da UFMG. Ao longo do torneio, porém, o Vasco ainda não perdeu em casa. Foram sete vitórias e cinco empates, com rendimento de 72,22%.

Na missão de logo mais, o técnico interino Emílio Faro contará com o retorno do meia Nenê, autor de quatro gols e seis assistências na Série B. Com o camisa 10 à disposição, há dúvidas sobre como o comandante vai escalar o time titular. Alex Teixeira, grande reforço da temporada, também é opção para o setor ofensivo.

"A tendência é que a gente vá assistir esse jogo muitas vezes. Ver o que podemos evoluir e as situações que temos pela frente contra o Tombense, que já tem outras características. Agora, temos de quebrar o retrovisor, enxergar a próxima partida, onde teremos casa cheia com a nossa torcida, e trazer a alegria para o nosso torcedor. A derrota passou. Temos de tirar lições para corrigir a nossa forma de jogar. Vamos observar o Tombense e criar estratégias para o jogo contra eles", disse Faro, após a derrota para a Ponte Preta, na última terça-feira.

Busca por treinador

Agora com o futebol sob o comando da 777, o Vasco ainda está em busca de um treinador para a vaga de Maurício Souza, demitido no último dia 24. Emílio Faro não demonstrou interesse na efetivação.

Nomes como o de Odair Hellmann e Guto Ferreira apareceram no radar. O primeiro, porém, estava no Al Wasl, dos Emirados Árabes, e indicou não querer voltar ao Brasil neste momento.

Polêmica nos bastidores

No primeiro contato mais direto com o elenco, Paulo Bracks esteve ao lado de Luiz Mello. O nome do CEO, porém, vem causando polêmica nos bastidores.

Mello era CEO do Vasco e esteve à frente do processo da SAF, participando de diversas reuniões com os empresários norte-americanos. O fato de ter assumido um cargo na gestão da 777 gerou incômodo e questionamentos por conta de um possível conflito de interesses. Nos últimos dias, alguns membros da cúpula debateram a situação e buscaram saídas, mas ainda sem uma solução final.



Fonte: UOL