Perto de concluir venda da SAF, Vasco deixa decisão sobre técnico para próxima semana
Segunda-feira, 01/08/2022 - 20:29
Com o último ato para venda da SAF à 777 Partners marcado para o próximo domingo, é improvável que o Vasco tenha um novo treinador nessa semana. O auxiliar técnico Emílio Faro, portanto, deve seguir no comando do time pelo menos até a partida contra a Ponte Preta, no dia 9 de agosto (terça-feira), em Campinas, pela 23ª rodada da Série B.

Após a demissão de Maurício Souza, no dia 24 de julho, o departamento de futebol já havia planejado manter Emílio Faro à frente do time nas últimas duas partidas. A tendência, porém, era que esta semana livre de jogos acelerasse a procura por um treinador. Mas com a grande mudança que o clube tem pela frente, com a AGE no domingo, os dirigentes entendem que a troca de técnico não faz sentido nesse momento, e os esforços devem se concentrar na aprovação da venda da SAF pelos sócios.

A decisão se dá também em razão do bom desempenho do interino, que, mesmo com o empate frustrante diante da Chapecoense, conseguiu uma vitória expressiva sobre o CRB. A segurança que Emílio Faro passa para o clube permite que a definição do novo treinador aguarde pela 777, que assumirá o futebol do Vasco assim que os sócios aprovarem o negócio. Assim, a partir da próxima segunda todo o processo ficará a cargo do grupo americano.

Existe uma corrente dentro do Vasco que defende a permanência de Emílio até o fim da Série B. O treinador já expressou internamente que não pretende ficar na linha de frente, mas faltam apenas três meses para o fim da competição. Emílio tem apoio da torcida e do elenco e foi bem quando acionado, com três vitórias e um empate. Além disso, conhece o grupo e assumiria com o acesso encaminhado. Hoje, no entanto, a tendência ainda é que a 777 busque um novo comandante após a partida contra a Ponte Preta.

Nesse cenário, o nome de Odair Hellman segue no topo da lista de interesses do Vasco para assumir o comando do time. O treinador, que se despediu do Al Wasl, dos Emirados Árabes, sabe do interesse e é bem avaliado pela direção vascaína e por representantes da 777. Porém, o clube ainda não abriu negociação.

A empresa americana já definiu quem será o diretor executivo da SAF. Contratado nas últimas semanas, Paulo Bracks tem trabalhado junto com o Vasco na análise do mercado, seja para encontrar o novo treinador ou mesmo reforços para a janela de transferências que fecha em 15 de agosto. Apesar do contato direto com o clube, Bracks tem respeitado o trabalho do gerente de futebol Carlos Brazil, que tem a palavra final nas decisões do departamento. Eles estão em contato diário, mas Bracks ainda não tem frequentado o CT no dia a dia.

A semana promete ser movimentada no futebol do Vasco, não só pela mudança no controle com a iminente entrada da 777. Se não há avanço por treinador, o clube vai usar os dias sem jogos para acelerar as negociações por reforços. Além do lateral-esquerdo Paulo Victor, já anunciado, e do atacante Fabio Gomes, aguardado nesta semana, o departamento tem outras conversas em andamento. A prioridade é trazer peças para o ataque, mas a lateral direita também virou carência.



Fonte: ge