Basquete Base: Vasco vence o Botafogo por 60 a 52 na estreia da LDB
Segunda-feira, 18/07/2022 - 16:42
Emerson Rocha @emerson_rocha
VASCO VENCE
Na abertura da Liga de Desenvolvimento de Basquete, o Vasco/Tijuca venceu o Botafogo por 60 a 52. A partida foi realizada no ginásio do União Corinthians, de Santa Cruz do Sul (RS). Na 2ª rodada, o Vasco vai encarar o Coritiba Monsters, amanhã, às 14h30.



Fonte: Twitter do jornalista Emerson Rocha/Atenção Vascaínos


Vasco vence o Botafogo na estreia da Liga de Desenvolvimento de Basquete

Na estreia da Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB), principal competição de base do Brasil, a equipe Sub-22 do Vasco da Gama/Tijuca venceu o Botafogo por 60 a 52 na tarde desta segunda-feira (18), no Ginásio Poliesportivo Arnão, em Santa Cruz do Sul (RS). O Vasco volta às quadras nesta terça-feira (19), às 14h30, contra o Coritiba Monsters. Todas as partidas são transmitidas pelo canal da NBB no Youtube.

No primeiro quarto, o Vasco terminou vencendo por 20 a 12, com grande atuação do armador Matheusinho e do pivô Daniel. O Botafogo melhorou no segundo quarto e chegou a empatar em 25 a 25, mas Lucas Brasil acertou uma bola de 3 e recolocou o Vasco na frente, terminando em 30 a 28 para o Gigante da Colina.

No início do terceiro quarto, o alvinegro chegou a empatar a partida, mas Euler fez grande jogada individual para colocar o Vasco em vantagem. Na sequência, Dalit acertou bola de três para abrir cinco pontos de diferença. Com oscilação nas duas equipes, o período acabou em 43 a 40 para o Vasco. No último período, o Botafogo chegou a encostar no Vasco, mas em grande atuação coletiva, o cruzmaltino ampliou a diferença para vencer o jogo.

Atletas do Vasco: Euler, Xisto, Vieira, Geovani, Ian, Matheusinho, Dalit, Lucas Brasil, Cássio, Sales, Daniel e Vitor Hugo – Técnico: Daniel Bello

Fonte: Site oficial do Vasco


Vasco vence clássico contra Botafogo em reestreia no basquete

Três anos depois, o Vasco voltou a disputar uma partida de basquete profissional. Na estreia, o Vasco/Tijuca - parceria entre o cruzmaltino e o Tijuca Tênis Clube - venceu o clássico contra o Botafogo por 60 a 52 na Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB), principal competição de base do país.

A partida simbolizou também um passo para o basquete carioca. Em julho de 2019, o Vasco suspendeu a modalidade "motivada pela contínua necessidade de racionalização dos recursos financeiros". Do outro lado, apesar do Botafogo ter um time disputando a Liga Ouro, divisão de acesso para o NBB (Novo Basquete Brasil), retornou para a disputa da LDB depois de 7 anos ausente.

O jogo

O Vasco assumiu a dianteira do placar desde o início, abrindo 8 pontos de vantagem no fim do primeiro quarto: 20 a 12. No segundo período, o Botafogo se encontrou, pressionou e colou no placar, deixando tudo em aberto: 28 a 30. Mas, o segundo tempo teve o mesmo retrato: o Cruzmaltino iniciando bem e administrando o resultado na terceira parcial: 43 a 40. O Glorioso continuou no perseguição do placar, teve algumas oportunidades de virar, mas ficou atrás do placar durante toda partida. No último período, o Vasco abriu margem e fechou com tranquilidade em: 60 a 52.

O destaque da partida foi Matheusinho. O armador de 22 anos é um dos mais experientes do time, tendo já disputou as últimas duas temporadas do NBB pelo Pato Basquete.

O cruzmaltino volta à quadra nesta terça-feira, dia 19, às 14h30 contra o Coritiba Monsters. Mais tarde, às 19h, é a vez do Botafogo buscar a primeira vitória contra o Luvix/União Corinthians. Ambos os jogos são realizados no Ginásio Poliesportivo Arnão, em Santa Cruz do Sul (RS) - cidade base do grupo.

Resumo:
1º Quarto: Botafogo 12 x 20 Vasco
2º Quarto: Botafogo 16 x 10 Vasco
3º Quarto: Botafogo 12 x 13 Vasco
4º Quarto: Botafogo 12 x 17 Vasco
Placar final: Botafogo 52 x 60 Vasco



Fonte: ge


Box Score de Botafogo x Vasco

Fonte: LDB