Vascaíno Paulinho da Viola é homenageado em mural em Botafogo
Domingo, 29/05/2022 - 21:38
O cantor e compositor Paulinho da Viola foi homenageado em um mural inaugurado neste sábado (28) na Rua Conde de Irajá, em Botafogo, Zona Sul do Rio.

O mural é iniciativa do projeto Negro Muro, que, com a obra, já homenageou em paredes do Rio 35 artistas e nomes importantes para a cultura do Brasil, todos negros. A inauguração contou com a presença de Paulinho e seus familiares.

Em seu Instagram, o coletivo explicou que o local foi escolhido por ter sido onde o portelense passou a infância.

"Depois de quase um ano de processo de pesquisa, de se conseguir um bom muro em Botafogo próximo à vila onde morou Paulinho na infância, eis que recebemos a visita do príncipe com toda sua família. Uma tarde que nos brindou o privilégio de poder ouvir @paulinhodaviola falando sobre as memórias que aquele local lhe traziam", diz um trecho do texto.

"Era exatamente onde ele jogava bola com seus 8, 9 anos, onde foi pego pela rádio-patrulha, onde aprendeu o ofício da marcenaria com Seu Abílio, amigo de seu pai.Ouvimos sobre os pequenos blocos de bairro que participou, sobre jogadores de futebol e músicos célebres que passavam por sua rua, sobre sua paixão por sinuca, sobre tanta coisa linda", acrescentou o coletivo.

Também em seu Instagram, Cecília Rabello, filha de Paulinho, agradeceu a homenagem.

"Hoje foi dia de inaugurar o muro feito por @cazearte , em Botafogo, bairro onde papai nasceu e lugar exato onde ele jogava bola há mais de 70 anos atrás. Obrigada, @negromuro por essa homenagem tão especial pra nós! O trabalho de mapeamento de figuras históricas negras através da arte urbana é a necessária resistência. @rajao.pedro e @rhuan86 , seguimos juntos!", escreveu a cantora.



Fonte: G1