Chefe de operações de futebol da 777, Nicolas Maya virá ao Rio para fechar proposta para o Vasco
Quarta-feira, 25/05/2022 - 17:34
A torcida do Vasco foi apresentada a um nome novo quando foi informada sobre quais executivos da 777 Partrners viriam ao Rio para o que se espera ser os últimos passos da diligência entre o clube e o grupo americano, interessado na compra da SAF vascaína. Nicolas Maya, chefe de operação de futebol, acompanhará Juan Arciniegas (Head de esportes da empresa), na estadia curta, de apenas dois dias no Brasil. Ele deverá ter papel importante na vida do futebol vascaíno caso o negócio seja concretizado.

A estruturação da SAF do Vasco está a cargo dele. Formado em economia na Universidad de Los Andes, em Bogotá, e com cursos de gestão esportiva na Universidade de Nova York e na The Football Business Academy, Maya é o responsável dentro do grupo americano por lidar mais diretamente com as empresas que são as responsáveis pelas equipes de futebol sob o guarda-chuva da 777. Além do Genoa, da Itália, e do processo em curso com o Vasco, eles possuem o controle majoritário do Standard Liege, da Bélgica, e do Red Star, da França.

Ele foi contratado em novembro passado pela 777 Partners justamente para exercer essa função. É sua primeira experiência com futebol. Em palestra para o Instituto Johan Cruyff, escola de gestão esportiva de Barcelona, em janeiro deste ano, ou seja, antes da assinatura do memorando de entendimento entre 777 Partners e Vasco, Maya explicou sua função dentro do grupo.

- Meu papel é pensar toda a estratégia de futebol para a 777, no longo prazo. É meu trabalho fazer funcionar esse ecossistema de clubes que queremos criar. Em uma maneira harmoniosa, otimizando os recursos, estimulando a sinergia entre eles, e trabalhando as estratégias principais de acordo com a diretoria da 777 - afirmou.

Nicolas Maya não fez parte da primeira comitiva da 777 Partners que veio ao Rio, em março, mas tem participado das diligências desde o início da fase de troca de informações, via chamadas de vídeo com integrantes da diretoria vascaína, especialmente os ligados à parte administrativa e jurídica.

Ao lado de Juan Arciniegas, seu superior, responsável por toda a parte esportiva da 777, dona de um time de basquete no Reino Unido e da própria liga de basquete inglesa, Maya terá dois dias no Rio para acertar pendências contratuais, como será a transferência de ativos, saindo do clube e sendo absorvido pela SAF, caso ela seja criada.

Ele será um dos responsáveis pela montagem do corpo diretivo da empresa, o que inclui um CEO e um diretor de futebol. O nome de Rodrigo Caetano, do Atlético-MG, tem sido cogitado. Ele conta com duas passagens anteriores por São Januário, entre 2009 e 2011, e em 2014.



Fonte: O Globo Online