Confira fotos antigas de Roberto Dinamite
Sábado, 30/04/2022 - 16:32
acervo_oglobo

Roberto Dinamite tinha acabado de voltar de uma frustrante temporada no Barcelona quando o Vasco enfrentou o Corinthians pelo Campeonato Brasileiro, em 1980. Maior ídolo da história do time carioca, que ontem inaugurou uma estátua do jogador no estádio de São Januário, o craque estava sedento para mostrar seu valor.

O centroavante chegara ao clube espanhol no início daquele ano, recebendo loas de mito. Mas deu tudo errado, e ele foi demitido em menos de três meses. Após uma breve negociação com o Flamengo, maior rival do Vasco, o cartola Eurico Miranda tomou a frente e garantiu o retorno de seu artilheiro.

O domingo de 4 de maio de 1980 seria marcado pela volta de Dinamite ao Maracanã com a camisa de seu time. Antes do jogo com o Corinthians, porém, o Flamengo enfiou 3 a 0 no Bangu. Em seguida, os rubro-negros ficaram na arquibancada só para secar os vascaínos. Foi quando nasceu a torcida Fla-Fiel, unindo flamenguistas e a Gaviões da Fiel.

Só que, então, brilhou a estrela do filho pródigo. Dinamite fez cinco gols! O time paulista abriu o placar, mas ainda no primeiro tempo o ídolo cruzmaltino balançou as redes quatro vezes. O placar de 5 a 2 motivou um carnaval vascaíno. A Fla-Fiel tinha deixado o estádio muito antes de o jogo acabar.

"Foi tudo uma emoção só. Uma grande emoção", disse o craque de então 26 anos. "Quanto aos gols, preciso ver o tape com calma para me lembrar de cada um e ver qual foi o mais bonito ou o mais difícil. Agora, mal lembro deles".

Para celebrar Dinamite, reunimos fotos antigas dele.

Durante treino do Vasco, em 1978 📷: Anibal Philot

Final do Estadual de 1977 📷: Sebastião Marinho

Comemorando gol pelo Brasil, em 1978 📷: Sebastião Marinho

Jogo de volta contra o Corinthians, em 1980

Com Eurico Miranda, após renovar contrato, em 1982 📷: Anibal Philot

Desfilando pela Caprichosos, em 1987

As imagens pertencem à Agência O GLOBO

#acervooglobo #robertodinamite



Fonte: Instagram Acervo O Globo