Técnico de Erick no Sub-20 do Grêmio fala sobre o jogador
Sábado, 02/04/2022 - 08:41
Com a possibilidade de ser campeão gaúcho neste sábado, quando enfrenta o Grêmio pelo segundo jogo da final do estadual (o primeiro terminou 1 a 0 para os gremistas), Erick é um dos reforços com os quais o Vasco conta para tentar o acesso na Série B do Brasileirão. O atacante é aguardado no Rio de Janeiro logo após jogar a decisão para realizar exames médicos e assinar o contrato de empréstimo válido até o fim da temporada.

Aos 25 anos, Erick chega ao Vasco no ponto alto da carreira, acreditam as pessoas ouvidas pelo ge. Ele faz parte de uma safra vitoriosa das categorias de base do Grêmio, que teve Jean Pierre e Darlan, por exemplo. Mas acabou rodando por muitos clubes, o que dificultou seu desenvolvimento. Antes de chegar ao Ypiranga, o atacante passou por Boa Esporte, Pelotas, Hercílio Luz, Inter de Lages,, entre outros times.

O jogador ficou parado no início da pandemia, quando terminou seu contrato com o Avenida, e só voltou a campo no início do ano passado: ele disputou o Campeonato Mato-Grossense e a Copa do Brasil pelo Nova Mutum. No segundo semestre, transferiu-se para o Ypiranga.

A partir de então, ele parece ter se encontrado. No ano passado, disputou 23 partidas pela equipe, um recorde pessoal. Em 2022, ele tem cinco gols marcados e é o artilheiro do Campeonato Gaúcho ao lado de Elias, do Grêmio.

"Como rodou bastante, está mais confiante e resgatou a carreira no Gauchão esse ano pelo Ypiranga. Ele estava no Ypiranga no ano passado, bateu na trave para subir para a Série B", lembrou o comentarista Leonardo Oliveira.

Erick é descrito como um atacante de muita velocidade e força física, mas também disciplinado taticamente. Ele é o líder de desarmes do Ypiranga no Gaúchão, por exemplo, com 11. Atua preferencialmente pelo lado esquerdo, com a característica de arrastar o marcador até a linha de fundo - justamente uma das carências do elenco comandado por Zé Ricardo no Campeonato Carioca.

Confira as análises

Gabriel Girardon - repórter do ge RS

O Erick é um atacante de lado, que pode atuar nas duas extremas do campo. Por ser destro, normalmente atua mais pela faixa esquerda de ataque do Ypiranga, mas é comum também inverter de lado. Tem boa finalização, tendo marcado, inclusive, um gol de perna esquerda neste Gauchão, contra o Inter.

Reserva em quase toda campanha da Série C do ano passado, Erick ganhou confiança com o técnico Luizinho Vieira, que chegou ao Ypiranga para essa temporada. Cumpre bem sua função tática na equipe, explorando muito sua velocidade. É nesse ponto que ele pode agregar ao time do Vasco, se utilizando de jogadas individuais, com sua rapidez e dribles.

Leonardo Oliveira - comentarista

O Erick é um jogador originário de Pelotas e que chegou muito novo para o Grêmio. É de uma geração muito talentosa do Grêmio, que tinha também o Patrick, Jean Pierre, Darlan. O Erick acabou não acontecendo e voltou para o Pelotas. Ele é um atacante de lado, de força, que arrasta o marcador, que parte para cima, tem bom arremate. Como rodou bastante, está mais confiante e resgatou a carreira no Gauchão esse ano pelo Ypiranga. Ele estava no Ypiranga no ano passado, bateu na trave para subir para a Série B, mas era reserva naquele time. Ele não é extremo, é um segundo atacante que joga preferencialmente pelo lado esquerdo, tem bom arremate com pé direito, tem gols refinados também. O grande jogo dele, que chamou mais atenção, foi contra o Inter, pela terceira rodada. Ele é muito bom no um contra um, é um cara de velocidade, que leva vantagem, é um jogador interessante. Mas vou insistir: ele não é extremo, não é 9, ele é um segundo atacante.

Cesar Bueno - técnico do Erick no sub-20 do Grêmio

É um atacante que jogou muitas vezes como centroavante de área. Não tem muita estatura, mas é um jogador de muita força, muita imposição física, tem uma boa explosão, veloz. É um jogador que está sempre marcando os zagueiros e incomodando, ajuda muito o time na fase defensiva. Na hora de jogar, ele faz essa função de 9, sempre atacando espaço, tem muita velocidade, um cara oportunista, sempre bem posicionado, sempre chegando nas bolas. Fez muitos gols na base, jogador de muita mobilidade, flutua bem, é um jogador muito interessante e tenho certeza que vai contribuir para o Vasco. Pode fazer o lado do campo também, mas foi mais um 9 com mobilidade na base.



Fonte: ge