Valdir Bigode: 'Sempre que o Flamengo for enfrentar o Vasco vai encontrar dificuldades, mesmo tendo o favoritismo'
Quarta-feira, 16/03/2022 - 16:31
Em meio a um início de temporada turbulenta, com eliminação precoce na Copa do Brasil, o Vasco enfrenta o Flamengo na quarta-feira (16), às 20h, no Maracanã, pelo primeiro jogo da semifinal do Campeonato Carioca. Neste confronto, o Cruzmaltino entra em campo sem o favoritismo, totalmente direcionado o rival. Mas, segundo Valdir Bigode, ex-jogador do Gigante da Colina, a velha máxima não está descartada: clássico é clássico e tudo pode acontecer.

Em entrevista exclusiva ao Jogada10, em um esquenta para o primeiro Clássico dos Milhões das semifinais, Valdir Bigode afirmou que a equipe rubro-negra conquistou favoritismo nos últimos anos. Porém, sempre que enfrenta o Vasco encontra o Vasco dificuldades.

"Já há um bom tempo o Flamengo vem sendo o favorito, não só contra o Vasco, mas também contra as demais equipes. É um time que vem fazendo grandes jogos, com bons desempenhos nas competições, sempre chegando nas finais. Por sua vez, o Vasco não vem bem, isso é fato. Mas, vale lembrar que, sempre que o Flamengo for enfrentar o Vasco, vai encontrar dificuldades, mesmo tendo o favoritismo", disse o ex-jogador.

"Em um passado não muito distante, tiveram jogos complicados contra o Vasco. Todo jogo é diferente, clássico é clássico. Não se pode discutir o favoritismo do Flamengo, mas ele não pode bobear contra o Vasco. Nada melhor do que vencer este clássico para ressurgir na temporada", completa Valdir.

No último encontro entre as equipes, em partida válida pela nona rodada do Carioca, o Rubro-Negro venceu por 2 a 1, com o gol da vitória marcado nos últimos minutos. Apesar da vitória do Flamengo, Valdir Bigode afirmou que o rival encontrou dificuldade para conquistar os três pontos. Além disso, o vascaíno elogiou os desempenhos de Gabriel Pec e Nenê.

"No último jogo entre as equipes, o Flamengo teve muita dificuldade. O Vasco teve muitos momentos bons naquela partida e, não só o Gabriel Pec, que marcou um golaço, mas também o Nenê foi um dos destaques da equipe. Partidas como aquela farão com que outros jogadores se destaquem também. Para a semifinal do Carioca, não apenas Pec e Nenê, mas também outros jogadores, farão uma boa partida. Os jogadores precisam de oportunidades para darem a volta por cima, já que o momento do Vasco não é bom", acrescentou Valdir Bigode.

Confira outros trechos da entrevista

Qual foi a partida contra o Flamengo que mais te marcou como jogador?

"Eu consegui marcar o meu nome na história deste clássico. Ganhei alguns jogos, marcando gols. Enfrentar o Flamengo sempre é difícil. Acredito que o pensamento lá é o mesmo. Eu e os jogadores fazíamos de tudo para que a vitória viesse. Graças a Deus, me destaquei em algumas partidas. Teve um jogo que fiz dois gols, quando o Vasco venceu por 3 a 1. O Maracanã estava lotado, uma loucura. Foi um dos melhores jogos que tive com a camisa cruzmaltina contra o Flamengo. Aquele me marcou bastante."

Como você vem observando o trabalho do técnico Zé Ricardo?

"Eu conheço muito bem o Zé, sei da capacidade dele. Acabou de chegar, entrou no meio de um turbilhão de problemas. É claro que isso não justifica uma eliminação precoce, como foi na Copa do Brasil, mas sabemos que essa competição é assim. Quando se enfrenta um adversário menor, que tem mais tranquilidade para jogar, o rival joga a responsabilidade para o outro time. Mas a eliminação foi um desastre. O Zé Ricardo sabia que teria um início difícil no qual tudo poderia acontecer. Acredito que ele está sofrendo com isso, e vai crescer em meio à pressão, assim como os jogadores. Isso ajudará o Vasco a chegar ao principal objetivo na temporada: o acesso à Série A. Ele vai fazer com que o Vasco mude a sua história novamente e retorne para a elite do futebol brasileiro."

O que você achou da chegada dos reforços no início da temporada?

"O Vasco precisava dar uma mudada no elenco. Liberar alguns jogadores que já estavam há um tempo no clube e não atingiram o objetivo desejado. Os jogadores que chegaram encontraram uma situação difícil e precisam ter tempo. Acredito que seja necessário a chegada de mais reforços. Por outro lado, os jogadores que sobem da base têm uma importância muito grande. Mesmo sendo novos, conhecem bem o clube. Além do desempenho técnico, trazem um retorno financeiro ao Vasco em vendas, o que é muito importante. Agora, não adianta apressar a subida destes atletas. E, mesmo quando subirem, não adianta colocar em campo a qualquer custo."



Fonte: Jogada 10