Relembre classificações recentes do Vasco sobre o Urubu
Quarta-feira, 16/03/2022 - 14:43
Vasco e Flamengo começam a escrever nesta quarta-feira, às 20h (de Brasília), no Maracanã, mais um capítulo do Clássico dos Milhões. Serão dois jogos, o segundo no próximo domingo, valendo vaga na final do Campeonato Carioca. E, se o rival vive melhor momento financeira e esportivamente, o Vasco pode se gabar de ter conseguido algumas vitórias recentes em confrontos de mata-mata.

Nos últimos 10 anos, o Vasco se classificou em cima do rival rubro-negro em cinco ocasiões, incluindo um confronto de oitavas de final da Copa do Brasil com direito a provocação de Rafael Silva. As outras eliminações do Flamengo foram no estadual - uma delas com show do Felipe Maestro, outra decidida pela dupla Riascos e Andrezinho em Manaus...

O ge relembra todas elas na lista abaixo. No fim, vote na enquete para eleger a mais marcante.



2012 - Semifinal da Taça Guanabara

Numa quarta-feira de cinzas, o Vasco despachou o Flamengo por 2 a 1 no Engenhão, se classificou para a final do primeiro turno do Carioca e encerrou um jejum de três anos sem vencer o rival rubro-negro.

O time de Diego Souza, Juninho Pernambucano, Felipe, Alecsandro e Dedé virou o jogo depois que Vagner Love abriu o placar para o Fla. No primeiro gol, Juninho chutou repleto de efeito de fora da área, o goleiro Felipe deu rebote, e Alecsandro empurrou de canhota para o fundo da rede. No segundo, o garoto Kim cruzou na área, Fagner cabeceou, Felipe deu rebote novamente, e Diego Souza completou de peixinho para selar a vitória.

A partida também ficou marcada por uma chance inacreditável desperdiçada por Deivid, atacante do Flamengo, quando o placar ainda estava 1 a 1.



2012 - Semifinal Taça Rio

Dois meses depois, de novo contra o Flamengo de Ronaldinho Gaúcho, quem levou melhor foi o Vasco do técnico Cristóvão Borges.

E foi um jogão no Estádio Nilton Santos. O Flamengo abriu o placar novamente com Vagner Love, mas o Cruz-Maltino virou sob a batuta de Felipe Maestro. Primeiro ele finalizou de fora da área e provocou o rebote que Éder Luís aproveitou para empatar. Em seguida, o ídolo do Vasco, atualmente técnico do Bangu, fez dois gols: um chutando da entrada da área, com a bola ainda tocando a trave antes de entrar, e o outro de pênalti .

No fim, Kleberson, com um chutaço de longe, ainda diminuiu para o Flamengo: 3 a 2. Na final da Taça Rio, o Vasco perdeu para o Botafogo.



2015 - Semifinal do Carioca

Então comandado pelo técnico Doriva, o Vasco eliminou o Flamengo na semifinal na campanha que terminaria com o título do Campeonato Carioca.

No primeiro jogo, as equipes não saíram do 0 a 0, embora o Vasco tenha jogado melhor e obrigado o goleiro Paulo Victor a fazer várias defesas importantes. Na volta, de novo no Maracanã, o time cruz-maltino venceu por 1 a 0, o gol marcado pelo atacante Gilberto de pênalti.



2015 - oitavas de final da Copa do Brasil

Vasco e Flamengo voltaram a se enfrentar naquele ano, dessa vez pela Copa do Brasil. No primeiro jogo, no Maracanã, vitória vascaína por 1 a 0 com um belo gol de Jorge Henrique, que soltou a bomba depois de cruzamento rasteiro de Riascos e colocou na gaveta do goleiro César.

Na volta, o Fla abriu o placar num gol contra do próprio Jorge Henrique no primeiro tempo. Só que, no segundo, Nenê cobrou falta pela esquerda, e Rafael Silva mergulhou para empatar e garantir a classificação vascaína. Na comemoração, o atacante passou a mão no pescoço como se estivesse degolando o adversário, numa provocação que ficou marcada na história do clássico.



2016 - Semifinal do Carioca

A última classificação do Vasco sobre o Flamengo aconteceu há seis anos, na semifinal do Carioca de 2016. As equipes levaram o jogo único para Manaus, no Amazonas. E o time do técnico Jorginho venceu por 2 a 0.

A vitória contou com show da dupla Riascos e Andrezinho, os autores dos gols do jogo. No primeiro, Riascos fez o que quis com o zagueiro César Martins na esquerda e cruzou no lance que terminou com a finalização de Andrezinho. No segundo, foi a vez de Andrezinho lançar o atacante para selar a eliminação do Flamengo.



Fonte: ge