Juninho voltou a atuar 90 minutos após quase 1 ano
Sábado, 12/02/2022 - 02:40
Uma joia com talento reconhecido por todos no clube, mas que acabou se perdendo em 2021. Com problemas disciplinares, Juninho perdeu espaço, foi "punido" e acabou retornando ao time sub-20. Uma lição que parece ter aprendido. Aos 21 anos, o meia teve conversa franca com o técnico Zé Ricardo no início da temporada e prometeu foco e empenho, algo que, até o momento, tem cumprido à risca no Vasco.

Titular nas cinco partidas do ano, o jovem tem sido um dos destaques da equipe que está no topo da tabela do Campeonato Carioca e ganhou elogios do treinador após a vitória por 1 a 0 sobre a Portuguesa, na última quarta-feira (9).

"Estou feliz por ele estar mostrando seu potencial, pela maneira como ele está encarando a carreira. Nossa conversa foi muito rápida e franca, ele deu um retorno positivo, falou que seria o ano dele. Estamos dando condição para que isso ocorra. Quem trabalha muito consegue o resultado. É manter os pés no chão, vão chegar novos companheiros, aumentar a competitividade do elenco e é esse nosso objetivo", declarou Zé Ricardo.

Ciente de que precisa continuar dando respostas dentro e fora do clube, Juninho admite que perdeu o foco na temporada passada e chegou a ser motivo de piada entre seus companheiros do elenco profissional.

"Eu estava meio que perdido na vida. Quando entrou 2022 a ficha virou. Querendo ou não, eu estava queimado, estava tão queimado que, quando subi de novo para o profissional, chegava no treino e faziam piada, faziam uma piadinha comigo. Eu ria, mas não gostava. Eu já tinha aprendido com meu erro e não queria mais fazer aquilo", declarou ao canal Atenção Vascaínos.

Quem tem o auxiliado no processo e dado conselhos é a principal estrela do atual elenco, o experiente meia Nenê, de 40 anos. Na reformulação do plantel, chegaram também outros jogadores com perfil de liderança que têm o ajudado, casos do zagueiro Anderson Conceição e do lateral esquerdo Edimar.

Atualmente namorando, Juninho deu uma "sossegada", situação contrária à que vivia ano passado com seu melhor amigo de Vasco, o meia MT, que foi punido junto com ele com o rebaixamento ao time sub-20.

"Eu e MT somos muito juntos. Então, se ano passado eu estava fazendo m (...), ele estava junto comigo. A gente aprendeu com nossos erros. Hoje eu estou bem e ele está buscando o espaço dele também. Tenho certeza que, quando a fase ruim passar, o MT vai amassar", disse o jovem ao Atenção Vascaínos, utilizando uma gíria que é sinônimo de "jogar bem".

Voltou a jogar 90 minutos após 1 ano

Em 2021, um ponto notado em Juninho era sua "falta de fôlego" no decorrer das partidas, o que contribuiu bastante para ele ter atuado 90 minutos como profissional somente nos dois primeiros jogos da temporada passada, em março. Agora, em 2022, dos cinco jogos disputados pelo Vasco — onde foi titular em todos — ele ficou até o fim em dois deles, sendo que dos outros três, nos que menos atuou foi na vitória por 3 a 1 sobre o Madureira: 71 minutos.

Na vitória por 3 a 2 sobre o Nova Iguaçu jogou 85 minutos e no empate em 1 a 1 com o Boavista atuou 78 minutos.

Família com histórico de superação

Oriundo de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense (RJ), Juninho e sua família se mudaram para o bairro de Vargem Grande (zona oeste do Rio), para que o jogador ficasse mais próximo dos treinos no Ninho do Urubu, quando ainda atuava na base do Flamengo. Neste período, seu pai, Alexandre, montou uma barraca de balas e doces no local para ajudar na renda. O meia, inclusive, também trabalhava no estabelecimento nas horas vagas.

Seu irmão mais novo, Matheus, contraiu câncer e perdeu a visão esquerda quando era criança. Desde então, Juninho o tem como seu grande amuleto. Inclusive, o homenageou diversas vezes quando fez gols na base, colocando uma das mãos sobre seu olho esquerdo.

Na estreia no Campeonato Carioca deste ano, o meia fez o seu primeiro gol como profissional, na vitória por 4 a 2 sobre o Volta Redonda, e citou a família:

"Foi meu primeiro gol no profissional. Só eu e Deus sabemos quanto estou trabalhando. Tenho como meta fazer de 2022 o meu ano. Quero agradecer ao treinador pela confiança. É continuar essa pegada e ir para cima. Estou no profissional há mais de dois anos e fiz meu primeiro gol. Então, acho que a família também está feliz."

O talento de Juninho já o fez despertar o interesse do Al Wasl, dos Emirados Árabes. Porém, a proposta não agradou ao Vasco, que entende que o jovem é um grande ativo do clube.



Fonte: UOL