Ainda sem Getúlio e Matheus Barbosa à disposição, Zé Ricardo esboça escalação do Vasco para a estreia do Estadual; confira
Segunda-feira, 24/01/2022 - 12:56
Quase dois meses após seu último jogo oficial - contra o Londrina, em 28 de novembro -, o Vasco volta aos gramados nesta semana. Na quarta-feira, às 19h, no Raulino de Oliveira, o time estreia contra o Volta Redonda com uma cara bem diferente da que terminou a Série B. Se a nova versão será melhor ou pior, só o tempo dirá.

É um novo Vasco, que teve 19 saídas em relação ao elenco que disputou a Série B e 12 chegadas até o momento. Com uma nova comissão técnica, encabeçada pelo técnico Zé Ricardo, é um elenco muito modificado, mas ainda em formação. O clube busca zagueiros e atacantes para fechar seu plantel.

Caberá a Zé Ricardo dar uma nova cara ao time. A versão na estreia contra o Volta Redonda, por exemplo, ainda é um esboço do que o vascaíno verá ao longo da temporada. Dois reforços não estarão em campo. Casos de Matheus Barbosa e Getúlio, que ainda não foram regularizados, mas chegaram ao clube com pinta de titulares e devem ficar à disposição para segunda rodada.

Thiago Rodrigues, Weverton, Ulisses, Anderson Conceição e Edimar; Yuri Lara, Vitinho, Juninho, Bruno Nazário, Nenê e Raniel.

Foi com essa escalação que o Vasco iniciou o jogo-treino contra o Audax, na última quinta. Esse é também o time que deve iniciar o Campeonato Carioca, salve uma eventual mudança ou outra. Ainda que seja uma equipe em formação, já é possível notar um esboço do time que Zé Ricardo planeja para a temporada



Ulisses larga na frente, e Vasco tem nova defesa

Setor mais criticado na temporada passada – foram 52 gols sofridos na Série B -, a defesa foi toda modificada. O goleiro Thiago Rodrigues, os laterais Weverton e Edimar e o zagueiro Anderson Conceição foram contratados.

O único remanescente de 2021 é Ulisses, que praticamente não jogou no ano passado. Elogiado por Zé Ricardo, o zagueiro de 22 anos largou na frente de Luís Cangá e vem formando dupla de zaga com Anderson Conceição nos treinos.

Disputa aberta na frente

Do meio de campo para frente a disputa é maior, nem todas as peças estarão à disposição para a estreia, mas já é possível vislumbrar o que Zé Ricardo imagina.

Yuri Lara e Vitinho vêm formando a dupla de volantes, mas é provável que Matheus Barbosa entre no time no decorrer da Taça Guanabara para qualificar a saída de bola, quando tiver condições legais. Neste caso, Juninho, outro remanescente que teve poucas chances em 2021, é o mais cotado para sair, embora seja um jogador com características um pouco mais ofensivas do que os concorrentes, o que pode pesar a seu favor. Ele vem caindo pelo lado direito nos treinos.

A linha de frente com Nenê, Bruno Nazário e Raniel também não parece ser definitiva. Nazário vem treinando aberto na esquerda, mas não é exatamente um jogador de velocidade. No momento, Zé Ricardo conta com poucos extremos no elenco: Gabriel Pec, Jhon Sanchéz e agora Vinícius Paiva, que reforça o plantel após ter disputado a Copinha. MT também vem sendo testado pelos lados nos treinos, assim como Riquelme, que foi adiantado em algumas atividades.

Por ora, MT e Pec parecem ser as principais alternativas da comissão técnica para dar velocidade ao setor, que não conseguiu marcar na derrota por 2 a 0 no jogo-treino contra o Audax. O ataque ainda terá, provavelmente a partir da segunda rodada, o reforço de Getúlio, que pode atuar como centroavante ou pelos lados, embora também não tenha a velocidade como principal característica. Emprestado pelo Grêmio, Isaque vem treinando centralizado e desponta como reserva imediato de Nenê, no momento.

Fonte: ge