VPs Zeca Bulhões e Roberto Duque Estrada falam sobre a SAF em conversa promovida pela VascoTV
Sexta-feira, 21/01/2022 - 11:43
Em meio a um processo avançado para elaboração do modelo da SAF, o Vasco transmitiu um debate, nesta sexta, com algumas perguntas de jornalistas, sobre o assunto. O vice-geral Roberto Duque Estrada e o VP Jurídico Zeca Bulhões esclareceram alguns pontos sobre os rumos do projeto e falaram sobre os próximos passos.

Durante o debate, eles deixaram aberta a possibilidade de o futebol ser negociado com investidores, se assim decidirem os sócios. No início do processo a ideia era que o clube mantivesse 100% do controle.

- Cabe aos sócios do clube decidir o modelo e a forma de financiamento da atividade. A SAF gera muitas oportunidades livres de dívidas, que serão organizadas para pagamento de forma organizada. Vai assegurar o pagamento das dívidas. O futebol requer muito dinheiro. O modelo jurídico do clube tem que estar preparado para suportar esses custos. Particularmente, vejo com bons olhos esse movimento de profissionalização dos clubes. Isso facilitaria a criação de uma liga. Como torcedor vascaíno, lembro muito bem que a última vez que o Vasco se abriu a investimento externo ganhou a Libertadores, o Brasileiro, a Copa Mercosul e o Carioca. Isso mostra que o investimento externo pode trazer vantagem para todos os envolvidos - disse o VP Jurídico Zeca Bulhões.

O vice-geral Roberto Duque Estrada revelou que os estudos estão avançados e que o Vasco está iniciando uma fase de conversas com investidores. Ele defendeu a criação da SAF e disse que o clube não pode ficar para trás nesse momento de mudanças no cenário futebol brasileiro.

- Os estudos foram iniciados, estão em fase de conclusões e estamos conversando com a segunda etapa que é a conversa com interlocutores, possíveis investidores. Estamos em um momento que não podemos deixar para trás a modernidade. A SAF é uma nova página na história do futebol brasileiro. Ela veio para ficar. Ela permite que ela destaque do patrimônio do clube tudo. Posso ter uma SAF 100% do Vasco, uma SAF com investidores minoritários e uma SAF com investidores majoritários. Tudo depende do modelo adotado - frisou Duque.

- A gente quer voltar a ganhar títulos. Para isso, temos que montar times com melhor recurso financeiros e a melhor maneira para isso, não tenho dúvidas, é estabelecendo essa Sociedade Anônima de Futebol - disse Duque Estrada.

Outros tópicos da entrevista

Qual modelo seguir? Cruzeiro vem enxugado dívidas e o Botafogo planeja investir forte no futebol.

Zeca: O melhor modelo é aquele que assegura o crescimento da atividade econômica e maximiza o interesse das partes envolvidas. No caso do Vasco, a gente entende que o clube, por ser um dos maiores do Brasil, precisa de um modelo jurídico que consiga maximizar as oportunidades que o mercado pode oferecer para o Vasco. Qualquer investimento tem que preservar as tradições do clube, como nome, cores, uniformes, município da sede. E também teria de endereçar o pagamento das dívidas e assegurar competitividade do futebol. Ter certeza que o futebol do Vasco terá os investimentos necessários para competir em alto nível.

Zeca: "O Vasco nunca vai acabar"

Zeca: O Vasco nunca vai acabar. O que a SAF faz é separar a atividade do futebol em uma empresa. Destaca o futebol do clube que passa a funcionar um modelo jurídico adequado ao modelo do futebol. Hoje a realidade do futebol mudou completamente, é um grande negócio que movimenta bilhões no mundo inteiro e precisa de um modelo para essa atividade. A SAF cria meios para o clube conseguir uma maior rentabilidade para o futebol.

Modelos possíveis

Zeca: É importante a gente saber distinguir entre o modelo jurídico e a forma de capitalização. São coisa distintas. Você pode ter um modelo jurídico sem investidor ou com investidor. Entendemos que o modelo jurídico da SAF oferece muitos benefícios, seja dentro do clube com seus torcedores ou fora do clube com a entrada de eventuais sócios interessados. Normalmente uma atividade tem duas fontes de financiamento: capital próprio, que sócios aportam, e a capital de terceiros, que são empréstimos bancários, fornecedores. Essas são as duas principais.

Investimento forte no futebol

Duque Estrada: Os dirigentes não vão participar (da venda), ninguém pode participar de processo aquisitivo de ações da SAF. Em relação às condições, o Vasco tem algumas premissas: a priorização do futebol, assegurar uma série de direitos para o nosso clube enquanto acionista da SAF... E tudo isso é discutido em mesa de negociações, em acordos na modelagem estatutária. Tudo depende de uma situação que ainda não existe. O que tenho que dizer que existe uma diretriz muito importante nossa é que o investidor que vier tem que investir para valer, investir firme no futebol. Nosso objetivo aqui é deixar nossa torcida feliz.

Fase dos estudos

Duque Estrada: o que eu acho importante ter presente é que os contratos serão feitos com investidores no momento certo. O estatuto social da SAF já está sendo desenhado, temos estudos bem avançados e devemos estar circulando alguma minuta para começar a discutir.

Patrimônio cultural e histórico

Zeca: patrimônio do clube vai ser preservado no clube. O clube continua com suas atividades em outras modalidades e vai precisar do seu patrimônio para poder exercê-las. Os ativos de futebol, como contratos de jogadores, seriam transferidos para a SAF para ela poder desenvolver o futebol. Mas o patrimônio do clube será preservado, e o maior patrimônio do clube é imaterial, que é a torcida. A SAF vem justamente para criar um círculo vicioso de investimento e crescimento. Projeto da SAF não só preserva o patrimônio do clube como aumenta a maximização do futebol através do desenvolvimento da atividade do futebol.

Esportes olímpicos

Duque Estrada: a SAF é uma sociedade exclusiva para o futebol, o objeto da SAF é o futebol masculino, feminino e a base. Os esportes olímpicos não podem ir para a SAF. O Vaco não será vendido, e dentro do clube uma série de atividades continuará sendo desenvolvida. Nosso remo, basquete, natação... Ter um clube livre das dívidas pesadas vai dar mais recursos financeiros para o clube. Ter um clube dono de ativos, como São Januário e a sede da Lagoa... Os esportes olímpicos ficam na associação, ficam no Vasco da Gama. Mais uma vez: esportes olímpicos no clube e o futebol na SAF.

Recado final

Duque Estrada: Estamos começando uma segunda fase, que é a de implementação do modelo. Essa é a primeira discussão, estamos montando uma agenda permanente de discussão da SAF. Queremos encontrar um caminho que seja interessante para o Vasco, para a instituição, para a torcida. Para que a gente possa voltar a ter protagonismo no futebol. E nós vamos voltar a ser protagonistas no futebol nacional.



Fonte: ge


AO VIVO - Conversa Sobre SAF



Fonte: Youtube oficial do Vasco