Com 8 reforços fechados e 2 encaminhados, Vasco ainda busca um 'camisa 9'
Sábado, 08/01/2022 - 09:47
Com as contratações encaminhadas de Weverton e Bruno Nazário - jogadores que já têm acordo, mas ainda não assinaram contrato -, o Vasco chega a dez reforços para 2022. Aos poucos, o elenco começa a ganhar uma nova cara. Novos nomes ainda são necessários, mas já é possível vislumbrar um time e as opções que Zé Ricardo terá. O ataque ainda é o setor mais carente e a posição que direção tem encontrado dificuldade para reforçar.

O elenco passa por muitas mudanças e, com as 10 contratações, já igualou o número de reforços contratados no ano passado até o início da Série B, quando o Vasco também passou por grande reformulação após o rebaixamento. Dessa vez, no entanto, o clube confirmou 19 saídas e vai precisar trazer mais gente, especialmente para o ataque.

Enquanto aguarda novos atacantes, no entanto, o elenco começa a ganhar uma cara. Após uma semana conturbada com poucos reforços e muitas ausências por conta da Covid, a expectativa é que o técnico comece a esboçar, nos próximos dias, uma equipe próxima da que pretende mandar para a estreia no Carioca, contra o Volta Redonda, no dia 26.

Seis atletas diagnosticados com Covid (Nenê, Riquelme, Léo Matos, Galarza, Canjá e Thiago Rodrigues) voltam ao longo da semana, além de Weverton e Bruno Nazário, que devem se apresentar nos próximos dias. O time treinará no Rio de Janeiro até o dia 19 e segue rumo a Pinheiral, cidade próxima à Volta Redonda, de onde retorna para a estreia na primeira rodada.

Thiago Rodrigues; Léo Matos, Luís Cangá, Anderson Conceição, Riquelme (Edimar); Yuri Lara, Bruno Gomes (Galarza), Vitinho, Nenê ; Isaque (Pec) e Raniel.

Hoje, essa é uma formação possível dentro da atual realidade do Vasco. A expectativa é que o lateral Weverton e o meia Bruno Nazário se juntem ao elenco na próxima semana. Dependendo da forma física, podem virar opção para a estreia no Carioca.

Ataque é prioridade

O ataque segue como o setor mais carente e a posição que a direção tem encontrado mais dificuldade para reforçar. Até o momento, incluindo Weverton e Bruno Nazário, o Vasco se reforçou com um goleiro, dois laterais, dois zagueiros, quatro meio-campistas e apenas um atacante. A posição tem sido a dor de cabeça do clube no mercado, embora ainda seja necessária a contratação de pelo menos mais um zagueiro.

Hoje, Raniel é o único centroavante do elenco. Diego Souza era a prioridade para a posição, ouviu o projeto do Vasco, mas renovou com o Grêmio. Luis Amarilla (Vélez), Caio Dantas (Água Santa), Pablo Magnin (Tigres-SP) e Yuri Castilho (acertou com Ceará) foram alguns entre muitos nomes tentados, mas as conversas não foram adiante.

Um camisa 9, porém, não é a única necessidade para o ataque. Com as saídas de Morato e Léo Jabá, o Vasco tem poucas opções para jogar pelas beiradas do campo ofensivo. Gabriel Pec e Jhon Sanchéz, hoje, são os únicos homens de velocidade. O jovem, no entanto, não fez uma grande Série B, enquanto o equatoriano praticamente não jogou. Isaque e Bruno Nazário podem quebrar um galho na posição, mas não são jogadores com características de extremos.

Reforços do Vasco para 2022

Goleiro | Thiago Rodrigues
Zagueiros | Luis Cangá e Anderson Conceição
Laterais | Weverton* e Edimar
Meio-campistas | Yuri Lara, Vitinho, Isaque e Bruno Nazário*
Atacantes | Raniel

* Atletas que entraram em acordo, mas ainda não assinaram contrato

Outras opções devem vir da Copinha. A comissão técnica está de olho na garotada, e jovens como Figueiredo e Vinícius, que já fazem parte da equipe profissional, vão encorpar o elenco, embora, em um primeiro momento, sejam vistos apenas como opções. Em outras posições, nomes como o zagueiro Zé Victor, o volante Andrey Santos e o meia Marlon Gomes também são peças que podem ganhar oportunidades no elenco de Zé Ricardo.

A dificuldade do Vasco no mercado se dá pela delicada situação financeira do clube. A diretoria não consegue competir em propostas com outras equipes e, por isso, até o momento apostou em atletas que estavam livres no mercado e/ou não tiveram tanto destaque na última temporada.

O orçamento apresentado para 2022, no entanto, prevê que o futebol terá folha salarial de R$ 3,8 milhões. O valor é ligeiramente superior ao que encerrou a atual temporada, que ficou marcada pelo fracasso em campo e permanência na Série B - por sinal, os valores de 2021 já registravam os valores de folha salarial mais alto dos concorrentes na última Série B.



Fonte: ge