Feminino: Além dos salários atrasados, jogadoras do Vasco estão passando por dificuldades para treinar e se alimentar
Terça-feira, 04/01/2022 - 18:21
Primeiro o Vasco @Brunat22
Vamos a um breve exposed do futebol feminino do Vasco? Segue a thread.

Conversei com uma atleta e ela me disse que as meninas estão com as bolsas atrasadas há 3 meses. Algumas ganham R$300 e a grande maioria não recebe mais de R$1000. Enquanto isso os outros clubes se profissionalizam e cumprem os direitos dos trabalhadores.

As jogadoras trabalharam o Campeonato Carioca inteiro e passaram até mesmo as férias sem receber. Elas ainda tiram desse dinheiro o valor da passagem. Muitas moram longe e ficam imposibilitadas de irem aos treinos. Resumindo, elas vão treinar quando podem.

Enquanto isso os outros clubes estão investindo cada vez mais no feminino e a competitividade fica mais longe. O abismo do Vasco fica cada vez maior. Muitas jogadoras já saíram pela falta de profissionalismo do Vasco e foram para os rivais. Cada vez +essa realidade é normalizada.

Até a alimentação das jogadoras sofreu cortes. Antes elas podiam comer no clube todos os dias. Agora só se tiverem um motivo válido e colocarem o nome na lista. Como assim? Se forem só treinar não podem. Se tiver teste da Covid de manhã e treino na parte da tarde, então podem.

Os dias que todas podem comer no Vasco são os de jogos. Fora isso as jogadoras que têm direito são as que vivem no alojamento IMPROVISADO na Barreira. Enquanto as jogadoras que precisam de alojamento moram na Barreira, os jogadores moram dentro de São Januário com + segurança.

Elas recebem apenas 1 uniforme (Blusa, short e meião) e precisam usar o mesmo durante 5 dias de treinos. Todos os dias precisam lavar e secar o mesmo uniforme. Quando o Vasco empresta uniformes para os jogos, eles geralmente não são dos tamanhos adequados para elas.

A questão do uniforme é uma humilhação para as meninas e para o Vasco. Quando não tem uniforme para o jogo, elas entram com o de treino. Todas vão coloridas (sem uma padronização no casaco, calça, tênis...).

Enquanto os times grandes valorizam a presença das suas jogadoras, o uniforme completo do Vasco só é disponibilizado quando as jogadoras vão para jogos grandes.

O Vasco vem contratando VOLUNTÁRIOS. Muitas vezes sem formação profissional para áreas importantes. Mão de obra barata (na vrd sem custos). O caminho do amadorismo. A atleta me disse que a situação é jogada para elas com a proposta que se ganharem títulos vão receber os direitos

Elas treinavam em Caxias e agora estão indo para o ARTSUL que é + distante. Com trânsito ficam mais de 1h dentro do ônibus e segundo a atleta o gramado está gigante, cobrindo os pés e prendendo a bola.

Elas só podem ficar 30 minutos na academia pequena e raramente treinam no Cappres. A prioridade é sempre o masculino. O treino regenarativo elas tiveram no máximo 3x ao longo do campeonato inteiro.

Eu poderia listar mais situações, mas a thread ficou grande. O que eu deixo aqui são as reflexões da realidade e do que foi prometido pela gestão do Salgado e Mais Vasco. É impossível imaginar um futuro de glórias para o Vasco com esse cenário que falta até o básico.

Em março de 2021 a Mais Vasco acabou com algumas modalidades e eu acredito que o futebol feminino seguiu apenas por ser obrigatório. O Vasco fechou parceria com a AMBEV buscando ser autossustentável. Eu como sócia proprietária gostaria de receber a transparência dessa parceria.

Só preciso deixar registrado que tem muita gente boa envolvida com o futebol feminino. Muitos funcionários que correm atrás pelas meninas, se desdobram e sentem as dores delas. O problema é a burocracia e a falta de interesse de quem tem o poder de fazer diferença.

Para finalizar eu deixo vocês pensando se é esse Vasco que vocês querem. Um clube gigante que está sangrando em todos os setores e perdendo credibilidade nas mãos de aventureiros... Não podemos esquecer que por aqui passou Marta, Pretinha... É uma vergonha virar essa várzea.

Fonte: Twitter da jornalista Bruna Teixeira