Botafogo vende 90% de sua SAF para empresário americano por R$ 400 milhões
Sábado, 25/12/2021 - 06:25
O Botafogo confirmou no começo da noite desta sexta-feira o acordo com a Eagle Holding, do empresário americano John Textor, para a venda de 90% dos ativos da sociedade anônima de futebol do alvinegro em troca de investimento de R$ 400 milhões.

A diretoria administrativa colocará o negócio para aprovação na Assembleia Geral do clube. Caso os sócios do Botafogo referendem a venda das ações, toda a operação e os ativos do futebol alvinegro deixarão de estar sob o controle do clube social e passarão a pertencer a Eagle Holding.

John Textor é ex-chairman e ex-CEO do Facebank Group, dono da fuboTV – serviço de streaming de televisão especializado na transmissão de eventos esportivos como NFL (futebol americano), MLB (baseball) , NBA (basquete), NHL (hóquei), e futebol, entre outros conteúdos. Textor é também investidor do Crystal Palace, tradicional clube inglês no qual detém uma participação de 40%, que disputa a Premier League, um dos mais importantes e competitivos campeonatos de futebol do mundo.

O presidente do Botafogo, Durcesio Mello, comemorou a notícia:

- É com grande satisfação que anunciamos esse marco histórico no Botafogo. Um clube da nossa grandeza terá um parceiro de altíssimo nível para investir e criar as condições que nos possibilitem retomar o protagonismo no futebol brasileiro e mundial. Agora, iniciamos uma segunda etapa do processo, igualmente importante, antes de formalização da nova constituição jurídica. Agradeço a todos que se empenharam, de forma executiva e profissional, para esse momento. O torcedor alvinegro, que por anos esteve ao nosso lado mesmo em períodos de grandes dificuldades, está de parabéns pelo apoio incondicional e por acreditar no profissionalismo da gestão - afirmou ao site oficial do Botafogo.

O negócio foi intermediado pela XP Investimentos, que também celebrou o acerto:

- Isso mostra o potencial enorme que o nosso futebol possui e que investidores internacionais estão, sim, de olho nesse mercado. John Textor é um investidor e executivo bastante conhecido, com forte conexão com a indústria do esporte. A gestão profissional que o Botafogo possui hoje e a fidelidade dos seus milhões de torcedores foram fundamentais para que ele tomasse a decisão de investir no clube. Seguimos firmes na nossa missão de assessorar os clubes brasileiros na construção do melhor campeonato de futebol do mundo nos próximos anos - afirmou em nota Pedro Mesquita, sócio e head do Investment Banking da XP.

Aprovada pela Assembleia Geral do Botafogo, a tranferência do futebol alvinegro para a Eagle Holding ficará na dependência da evolução dos trâmites jurídicos e legais para ser efetivada.

Confira a nota do Botafogo na íntegra:

O Botafogo informa o recebimento e a devolutiva de uma oferta não vinculante da Eagle Holding, fundo americano liderado por John Textor e com investimentos em clubes pelo mundo, visando a constituição de uma nova estrutura societária através de uma Sociedade Anônima do Futebol (SAF). Foi aceita a contraproposta apresentada pelo Clube e, como próximos passos, serão realizados os trâmites jurídicos e legais necessários antes da formalização da nova parceria.

O Presidente Durcesio Mello celebrou o atual estágio das negociações, vibrando com o horizonte que o Botafogo terá pela frente.

"É com grande satisfação que anunciamos esse marco histórico no Botafogo. Um clube da nossa grandeza terá um parceiro de altíssimo nível para investir e criar as condições que nos possibilitem retomar o protagonismo no futebol brasileiro e mundial. Agora, iniciamos uma segunda etapa do processo, igualmente importante, antes de formalização da nova constituição jurídica. Agradeço a todos que se empenharam, de forma executiva e profissional, para esse momento. O torcedor alvinegro, que por anos esteve ao nosso lado mesmo em períodos de grandes dificuldades, está de parabéns pelo apoio incondicional e por acreditar no profissionalismo da gestão", destacou o Durcesio.

"Foram nove meses de muito trabalho sério e profissional para chegar ao fim de 2021 com o Botafogo na Série A e agora com um investidor na SAF. Estou muito feliz por poder contribuir com o Glorioso. Feliz natal e saudações alvinegras", pontuou o CEO do Botafogo, Jorge Braga.




Fonte: Extra