VascoTV mostra como foi a homenagem a atletas olímpicos e paralímpicos do Vasco em cerimônia em São Januário
Domingo, 19/12/2021 - 01:24
ATLETAS OLÍMPICOS E PARALÍMPICOS RECEBEM HOMENAGEM

Na manhã desta sexta-feira (17/12), o Club de Regatas Vasco da Gama realizou, no Ginásio de São Januário, uma homenagem aos atletas e comissões técnicas dos esportes olímpicos e paralímpicos do Clube após um ano de 2021 com conquistas e realizações. O presidente Jorge Salgado participou do evento acompanhado do 1º Vice-Presidente, Carlos Roberto Osorio, do Vice-Presidente de Remo, José Roberto Gomes da Costa, e do Vice-Presidente de Esportes Olímpicos e Paralímpicos, Marcel Kaskus.

Na cerimônia cada modalidade esportiva teve seus feitos relembrados. Os atletas e membros das comissões técnicas que mais se destacaram receberam diploma de mérito das mãos do Presidente.

A cerimônia foi iniciada com a apresentação da retrospectiva do ano pelo 1º Vice-Presidente Carlos Roberto Osorio. Em seguida o vice-presidente de Remo, esporte fundador do clube, saudou os remadores e rendeu homenagens aos principais destaques da modalidade, seguido pelo vice-presidente Marcel Kaskus com os esportes Olímpicos e Paralímpicos.

No Remo foram duas conquistas do Campeonato Carioca, nas categorias Junior A e B Masculino, além do vice-campeonato nas categorias Aspirante e Master. No âmbito nacional, o Vasco foi campeão em três provas: Single Skiff Junior A, Four Skiff Junior A e Quatro-sem Junior A, todas no masculino. Além do vice-campeonato no Single Skiff Peso-Leve feminino e com duas atletas no Oito-sem Senior barco misto, também feminino. Em março deste ano, dois atletas vascaínos foram campeões sul-americanos no Four skiff – barco misto. Um dos destaques da temporada foi a conquista do bicampeonato da Regata do Futuro, que corresponde ao campeonato carioca das divisões de base do Remo.

Na Natação, o Vasco foi campeão Brasileiro de Másters, competição realizada no Parque Aquático de São Januário. Além deste campeonato, a Colina Histórica também sediou o Troféu Chico Piscina, que durante 51 anos foi realizado em São Paulo, e o Sul-Americano de Másters, com a quebra de dois recordes mundiais por atletas vascaínos.

O Karatê cruzmaltino foi vice-campeão estadual e dos jogos Pan-Americanos Júnior. Além disso, o Vasco retomou o projeto das aulas de Tênis, com professores renomados na modalidade.

O ano de 2021 marcou o retorno das atividades do Atletismo no Vasco. Dois jovens atletas do Clube, obtiveram índice e competiram no Troféu Brasil de Atletismo 2021, a principal competição do país, no salto em distância e no salto triplo. Já o Futsal vascaíno voltou aos pódios, com o título do Carioca Sub-20 e vice-campeonato da Liga Rio de Janeiro na categoria adulta. No Beach Soccer o Vasco ampliou sua hegemonia com a dobradinha de títulos estaduais, no masculino e no feminino, além da terceira colocação no mundial de clubes, disputado na Rússia. O Vasco foi o único representante do Brasil no mundial.

Quatro atletas vascaínos representaram o Brasil nos Jogos Paralímpicos de Tóquio , conquistando uma medalha de prata na natação, com Douglas Matera, a quarta colocação no vôlei sentado, com os paratletas Diogo Rebouças e Wescley Conceição e a nona posição na categoria S9, com Andrey Garbe. O medalhista paralímpico Douglas Matera recebeu uma homenagem especial das mãos do Presidente Jorge Salgado.

O Futebol de 7 conquistou o hexacampeonato invicto, o Vôlei Sentado foi vice-campeão brasileiro e a Natação paralímpica foi campeã da etapa do Rio de Janeiro do Meeting Loterias Caixa com 66 medalhas, sendo 44 de ouro. Durante o ano as modalidades paralímpicas tiveram crescimento, dando sequencia à tradição do Vasco no esporte paralímpico e garantindo a inclusão social de pessoas com deficiência através do esporte. O Vasco da Gama se orgulha de ser o único clube de futebol do país reconhecido como clube formador pelo Comitê Paralímpico Brasileiro.

Após as homenagens, todos os atletas posaram para foto oficial com os troféus conquistados na temporada no centro do campo de São Januário e visitaram o novo Espaço Experiência, localizado no antigo Salão de Troféus, que conta com uma ala para apresentar a história de glórias do Vasco da Gama no remo e nos esportes olímpicos e paralímpicos. Especial atenção foi dada à galeria dos medalhistas vascaínos em Jogos Olímpicos e Paralímpicos. Com 11 medalhas de ouro (nove olímpicos e duas paralímpicos), 31 de prata (19 olímpicas e 12 paralímpicas), e 23 de bronze (11 olímpicos e 12 paralímpicos), o Vasco da Gama é o clube com o maior número de medalhas olímpicas do Brasil.



Fonte: Youtube oficial do Vasco