Salgado homenageia atletas olímpicos e paralímpicos do Vasco em cerimônia em São Januário
Sexta-feira, 17/12/2021 - 18:02
Na manhã desta sexta-feira (17/12), o Club de Regatas Vasco da Gama realizou, no Ginásio de São Januário, uma homenagem aos atletas e comissões técnicas dos esportes olímpicos e paralímpicos do Clube após um ano de 2021 com conquistas e realizações. O presidente Jorge Salgado participou do evento acompanhado do 1º Vice-Presidente, Carlos Roberto Osorio, do Vice-Presidente de Remo, José Roberto Gomes da Costa, e do Vice-Presidente de Esportes Olímpicos e Paralímpicos, Marcel Kaskus.

Na cerimônia cada modalidade esportiva teve seus feitos relembrados. Os atletas e membros das comissões técnicas que mais se destacaram receberam diploma de mérito das mãos do Presidente.

– Estamos muito orgulhosos de reunir nossas equipes do remo e dos esportes olímpicos e paralímpicos para celebrar conquistas e reconhecer o extraordinário esforço de nossos atletas, técnicos e dirigentes. Foi um ano difícil e desafiador, porém as principais metas foram alcançadas. Garantir a auto sustentabilidade financeira dessas modalidades e também conquistar títulos. Nosso caminho é de crescimento para a próxima temporada, temos orgulho de formar atletas e cidadãos – declarou o Presidente Jorge Salgado.

A cerimônia foi iniciada com a apresentação da retrospectiva do ano pelo 1º Vice-Presidente Carlos Roberto Osorio. Em seguida o vice-presidente de Remo, esporte fundador do clube, saudou os remadores e rendeu homenagens aos principais destaques da modalidade, seguido pelo vice-presidente Marcel Kaskus com os esportes Olímpicos e Paralímpicos.

No Remo foram duas conquistas do Campeonato Carioca, nas categorias Junior A e B Masculino, além do vice-campeonato nas categorias Aspirante e Master. No âmbito nacional, o Vasco foi campeão em três provas: Single Skiff Junior A, Four Skiff Junior A e Quatro-sem Junior A, todas no masculino. Além do vice-campeonato no Single Skiff Peso-Leve feminino e com duas atletas no Oito-sem Senior barco misto, também feminino. Em março deste ano, dois atletas vascaínos foram campeões sul-americanos no Four skiff – barco misto. Um dos destaques da temporada foi a conquista do bicampeonato da Regata do Futuro, que corresponde ao campeonato carioca das divisões de base do Remo.

– Tivemos um bom início de trabalho na reconstrução do remo do Vasco. Estamos orgulhosos de nossos remadores que se superaram, conquistaram títulos e mostraram muito potencial para o futuro. Em janeiro daremos início à captação de novos atletas para reforçar nossas divisões de base – declarou Jose Roberto Gomes da Costa, Vice-Presidente de Remo.

Na Natação, o Vasco foi campeão Brasileiro de Másters, competição realizada no Parque Aquático de São Januário. Além deste campeonato, a Colina Histórica também sediou o Troféu Chico Piscina, que durante 51 anos foi realizado em São Paulo, e o Sul-Americano de Másters, com a quebra de dois recordes mundiais por atletas vascaínos.

O Karatê cruzmaltino foi vice-campeão estadual e dos jogos Pan-Americanos Júnior. Além disso, o Vasco retomou o projeto das aulas de Tênis, com professores renomados na modalidade.

O ano de 2021 marcou o retorno das atividades do Atletismo no Vasco. Dois jovens atletas do Clube, obtiveram índice e competiram no Troféu Brasil de Atletismo 2021, a principal competição do país, no salto em distância e no salto triplo. Já o Futsal vascaíno voltou aos pódios, com o título do Carioca Sub-20 e vice-campeonato da Liga Rio de Janeiro na categoria adulta. No Beach Soccer o Vasco ampliou sua hegemonia com a dobradinha de títulos estaduais, no masculino e no feminino, além da terceira colocação no mundial de clubes, disputado na Rússia. O Vasco foi o único representante do Brasil no mundial.

– É uma satisfação muito grande ter esse reconhecimento tanto do Brasil como de boa parte do mundo. É uma emoção muito grande poder conquistar esse Campeonato Carioca e infelizmente o Mundial teve uma mudança de regulamento, acabamos ficando com a terceira colocação. É uma emoção enorme poder representar o Vasco da Gama. É sempre importante ter esse reconhecimento do clube, essa é uma modalidade que não tem reconhecimento no Brasil e poder ser homenageado pelo clube, é uma honra – disse Rafinha.

Quatro atletas vascaínos representaram o Brasil nos Jogos Paralímpicos de Tóquio , conquistando uma medalha de prata na natação, com Douglas Matera, a quarta colocação no vôlei sentado, com os paratletas Diogo Rebouças e Wescley Conceição e a nona posição na categoria S9, com Andrey Garbe. O medalhista paralímpico Douglas Matera recebeu uma homenagem especial das mãos do Presidente Jorge Salgado.

– Essa homenagem é muito importante para nós. Nós lidamos com muita incerteza durante toda a pandemia e quando os jogos foram cancelados, deu um desânimo total. Mesmo sem saber se iria conseguir, continuei treinando e no final das contas deu certo, acabei indo para os jogos paralímpicos de Tóquio. Foi uma experiência incrível, foi algo surreal e acabou dando super certo. Conquistei uma medalha de prata junto com meus companheiros no revezamento. É muito importante o Vasco está prestando essa homenagem a todos os atletas, temos a mior e melhor equipe de natação paralímpica do Rio de Janeiro e em breve quem sabe teremos a melhor equipe de natação do Brasil. Como o próprio presidente falou, o Vasco não é só um clube de futebol, é muito mais que isso – Douglas Matera.

O Futebol de 7 conquistou o hexacampeonato invicto, o Vôlei Sentado foi vice-campeão brasileiro e a Natação paralímpica foi campeã da etapa do Rio de Janeiro do Meeting Loterias Caixa com 66 medalhas, sendo 44 de ouro. Durante o ano as modalidades paralímpicas tiveram crescimento, dando sequencia à tradição do Vasco no esporte paralímpico e garantindo a inclusão social de pessoas com deficiência através do esporte. O Vasco da Gama se orgulha de ser o único clube de futebol do país reconhecido como clube formador pelo Comitê Paralímpico Brasileiro.

– Foi muito gratificante poder reunir os atletas das mais diversas modalidades e constatar o quanto avançamos nesse ano. Para a próxima temporada estamos trabalhando para o retorno de mais modalidades, sempre garantindo as premissas de auto sustentabilidade financeira e competitividade esportiva. Nossa missão é proporcionar inserção social através do esporte, formando novos campeões – afirmou Marcel Kaskus, Vice-Presidente de Esportes Olímpicos e Paralímpicos.

Após as homenagens, todos os atletas posaram para foto oficial com os troféus conquistados na temporada no centro do campo de São Januário e visitaram o novo Espaço Experiência, localizado no antigo Salão de Troféus, que conta com uma ala para apresentar a história de glórias do Vasco da Gama no remo e nos esportes olímpicos e paralímpicos. Especial atenção foi dada à galeria dos medalhistas vascaínos em Jogos Olímpicos e Paralímpicos. Com 11 medalhas de ouro (nove olímpicos e duas paralímpicos), 31 de prata (19 olímpicas e 12 paralímpicas), e 23 de bronze (11 olímpicos e 12 paralímpicos), o Vasco da Gama é o clube com o maior número de medalhas olímpicas do Brasil.


Fonte: Site oficial do Vasco