Fifa reconhecerá gol de Ademir e artilheiro passará a ter 9 gols na Copa do Mundo de 1950; veja reportagem
Domingo, 14/11/2021 - 15:43
Após 71 anos, Ademir Menezes terá gol histórico reconhecido pela Fifa




Fonte: ge


Reconhecimento de gol confirmará Ademir como maior artilheiro do Brasil numa edição de Copa

"Ademir dentro da área, atenção! Não consegue atirar, não tem ângulo. Virou, atirou... Gol! Gol de Ademir."

A narração dá, ao atacante Ademir Menezes, a autoria do primeiro gol do Brasil na vitória por 6 a 1 sobre a Espanha, na Copa do Mundo de 1950. Assim como as reportagens dos jornais à época. Nos registros da Fifa, contudo, o autor é outro: o espanhol José Parra, contra. Um equívoco que está prestes a ser corrigido, 71 anos depois, e vai confirmar o pernambucano como maior artilheiro do Brasil em uma mesma edição da Copa do Mundo.

A atribuição da autoria ao espanhol deve-se ao fato de que a bola desviou no defensor antes de entrar. Com registros da época - incluindo um vídeo do lance -, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) enviou uma carta para a Fifa solicitando o reconhecimento da autoria a Ademir.

- Essa reivindicação é justa, até porque, a partir dos anos 1990, a Fifa já teve um conhecimento, uma nova interpretação de que, quando a bola que é chutada e é desviada no atleta, o gol é de quem fez o chute -, afirma o presidente em exercício da CBF, Ednaldo Rodrigues.

A Fifa sinalizou positivamente para a CBF e aguarda questões burocráticas para oficializar Ademir como o autor do gol. Assim, ele, que completaria 100 anos neste ano, terá os nove gols marcados na Copa do 1950 reconhecidos pela Fifa, sendo confirmado como o maior artilheiro do Brasil numa edição de Mundial – Ronaldo fez oito na Copa do Mundo de 2002.

Fonte: ge