Judô: Luana Carvalho é medalha de bronze do Mundial Júnior da Itália
Sexta-feira, 08/10/2021 - 19:50
A atleta de judô Luana Carvalho da Umbra/Vasco da Gama conquistou medalha de bronze no Campeonato Mundial Júnior (sub-21) nesta sexta-feira (08/10), em Olbia, na Itália. A atleta venceu a alemã Friederiek Stolze por ippon na categoria até 70kg para ficar com a medalha.

Luana tem apenas 19 anos e é uma das promessas do judô brasileiro, tendo convocações para a Seleção Principal de judô. A atleta disputou o Grand Slam de Brasília em 2019, o Grand Prix de Zagreb em 2021 com a equipe profissional e participou dos Jogos Olímpicos de Tóquio como sparring de Mayra Aguiar, medalhista olímpica em 2012, 2016 e 2020.

A parceria feita entre o Vasco e a tradicional equipe Umbra possibilita o treinamento de atletas desde a escolinha ao alto rendimento, incluindo lutadores que são promessas para o ciclo olímpico de 2024. Atualmente a equipe é a segunda melhor equipe do Rio de Janeiro e quarta melhor do Brasil.

Resultados recentes da judoca

Ouro no Pan Sub-21 2021
Bronze no Meeting Nacional Sub-21 2020
Prata nos Jogos Escolares da Juventude 2019
7º no Mundial Sub-18 2019
Bronze na Copa Europeia Sub-18 de Coimbra 2019
Prata na Copa Europeia Sub-18 de Fuengirola 2019



Fonte: Site oficial do Vasco


Luana Carvalho é bronze e Time Judô Rio já soma duas medalhas no Mundial Sub-21

O Time Judô Rio segue brilhando no Mundial Sub-21. Luana Carvalho, atleta da Umbra/Vasco, venceu quatro lutas, para conquistar o bronze em Olbia, na Itália, na categoria 70kg. Antes, Rafaela Batista (48kg/Instituto Santa Cruz) também faturou o bronze e Gabriel Falcão (73kg/Instituto Reação) ficou em 7º lugar, melhor desempenho do Brasil no segundo dia de combates. Luana fez questão de agradecer ao clube que a formou e projetou para o cenário nacional, com uma homenagem póstuma a Andrezão Amorelli, que faleceu no dia 04 de dezembro, e foi um dos grandes incentivadores do projeto.

"Estou muito feliz com essa conquista. Gostaria de agradecer primeiramente a Deus, minha equipe Umbra, minha sensei Soraya Amorelli porque sem ela eu não estaria aqui, ela é minha inspiração todos os dias e ao Andrézão, que não está mais entre, mas deve estar muito feliz com essa conquista; agradeço também à CBJ pela oportunidade e por confiar em mim. Tô levando essa medalha para casa e pro Brasil! Obrigado a todos pela torcida! Vamos que vamos", comentou Luana.

"Essa medalha é uma medalha da superação! Trabalhamos incansavelmente por esse objetivo e a Luana é um exemplo de dedicação. Uma atleta realmente diferenciada no que diz respeito a preparação para enfrentar seus desafios. Hoje nosso coração se alegra, pois essa medalha coroa o legado do nosso eterno Coordenador Andrezão, que deu início ao Projeto e plantou grandes sonhos no coração de cada atleta que subia ao nosso dojô. O trabalho da Família Amorelli e da Equipe Umbra/Vasco floresce esses sonhos e essa medalha, com certeza, vai ser fonte de inspiração para seguirmos buscando grandes resultados", disse a sensei Soraya Amorelli.

Para chegar à medalha, Luana venceu Hyeonju Yu, da Coreia do Sul, e Mariem Khlifi, da Tunísia, por ippon, nas duas primeiras rodadas. Nas quartas-de-final, uma luta muito equilibrada com a croata Lara Cvjetko, em que saiu perdendo por waza-ari, empatou, mas acabou sendo projetada e, na revisão, acabou sofrendo outro waza-ari, encerrando a luta. Na repescagem, mais uma grande exibição e vitória por ippon sobre Jennifer Czerlau, da Hungria, e, finalmente, na disputa do bronze, uma grande vitória por imobilização contra a alemã Friederike Stolze. Luana, que começou a praticar a modalidade na Umbra, conseguiu a recompensa por todo o esforço nessa caminhada.

"Através do judô, eu pude conhecer pessoas incríveis e fazer grandes amizades que quero levar pra vida. Gosto de competir, sentir aquela adrenalina, aquele frio na barriga e, no fim da competição, aquela sensação de alívio, que deu tudo certo e que todo trabalho e dedicação foram recompensados.

Fechando a participação do Time Judô Rio no Mundial Sub-21 Olbia, Eliza Ramos (78kg/Flamengo) lutará neste sábado. Além dela, o Brasil contará com Beatriz Furtado (+78kg), Kayo Santos (100kg) e Daniel Bolezina (+100kg). Eles lutam a partir das 5h da manhã buscando a classificação para o bloco final, que começara às 11h com as disputas por medalhas.



Fonte: FJERJ