Judô: Luana Carvalho é convocada para representar o Brasil no Mundial Sub-21 na Itália
Quarta-feira, 29/09/2021 - 04:22
A disputa dos Jogos Olímpicos por um judoca é a última etapa de um funil que começa desde as primeiras competições. Com esse foco, uma das últimas etapas desse filtro é a chegada ao Mundial Sub 21, principal competição da classe e que pode ser considerada a última fase antes da chegada à seleção principal. Numa reunião entre a Confederação Brasileira de Judô (CBJ) e os presidentes de Federações Estaduais na última quinta-feira, 23, foi anunciada a convocação de 13 atletas para o Mundial Júnior Olbi (Itália), que será disputado de 1º a 12 de outubro. Cinco são filiados à FJERJ: Rafaela Batista (48kg/Instituto Santa Cruz), Thayane Lemos (57kg/Reação), Luana Carvalho (70kg/Umbra-Vasco), Eliza Ramos (78kg/Flamengo) e Gabriel Falcão (73kg/Reação).

Sendo assim, o Judô Rio prova, mais uma vez, que o trabalho de fortalecimento das agremiações vem dando resultado já que quatro clubes estarão representados na importante competição. "Foi com muita satisfação que recebemos a convocação dos nossos cinco atletas, pois é uma geração de jovens que foram diretamente impactados pela suspensão dos eventos devido à pandemia. Eles mostraram grande força mental para se manterem em treinamento durante esse período", disse o diretor-técnico Leonardo Lara.

"Destacamos o papel fundamental dos treinadores e comissões técnicas das agremiações que puderam dar todo o suporte necessário para essa preparação atípica. Além disso essa convocação mostra o alto nível não só de nossos atletas, mas especialmente de nossas agremiações. Muito sucesso a todos", completou.

De acordo com o critério divulgado na reunião, foram convocados apenas os medalhistas no Campeonato Pan-Americano da classe. As categorias de peso que não conseguiram trazer medalhas não vão ter representantes do Brasil. Esse é mais um passo importante para as jovens Luana e Eliza, que completam, assim, um ano mágico em que tiveram a oportunidade de estar no Japão durante os Jogos Olímpicos, servindo de apoio para atletas como Ketleyn Quadros, Maria Portela e Mayra Aguiar.

"A minha participação na aclimatação nos Jogos Olímpicos foi a chave para todo esse processo. Ter a vivência e acompanhar de perto as atletas da seleção me fizeram querer cada vez mais alcançar novos objetivos e realizar sonhos ainda maiores", disse Eliza.

"A minha expectativa para esse mundial sem dúvidas são as melhores. Quero poder aproveitar cada momento, dar o melhor de mim em todas as lutas, aplicando e desenvolvendo tudo aquilo que eu venho trabalhando e treinando até aqui. E, é claro, conquistar um bom resultado", completou a atleta de apenas 18 anos.



Fonte: FJERJ (texto), Instagram FJERJ (foto)