Confira outros tópicos da entrevista coletiva de Ricardo Graça
Quinta-feira, 30/09/2021 - 14:10
O Vasco jogou bem, venceu por 2 a 0 e um dos gols teve a participação de dez jogadores e 24 passes trocados. Porém, o lance mais bonito contra o Goiás foi a recomposição defensiva após um escanteio rebatido pelo time adversário (veja no vídeo abaixo). A opinião é de Ricardo Graça e ajuda a explicar a melhora defensiva da equipe de Fernando Diniz.

Em quatro jogos com o treinador, o Vasco sofreu dois gols. Vanderlei passou em branco nas duas últimas partidas. Em 27 rodadas da Série B, a equipe de São Januário não vazou em oito (três com Marcelo Cabo, três com Lisca e duas com Diniz).

- A nossa recomposição é assim mesmo. A nossa regra é passar da bola e dar a vida. Esse lance aí foi o mais bonito do jogo para mim. Não foi a gente saindo com posse de bola. Eu até brinquei, mandei no nosso grupo. Aquilo ali é primordial, não só para mim, para todos. Para o professor. Quando a gente perde a bola, todo mundo passa da linha da bola e dá o seu melhor. Eu, Castan, Marquinhos Gabriel, Morato... a gente abaixa a cabeça e sai correndo. Nem vê onde a bola vai. Eu dou um pique e nem vejo. Quando vi, a bola já estava com o Marquinhos. A nossa recomposição foi muito boa. Mas eu não posso falar só da defesa. Tem o pessoal da frente. É um grupo, é o coletivo. A nossa recomposição, a nossa vontade de marcar é o diferencial para dar certo - contou Ricardo Graça.



No lance, após a defesa do Goiás rebater o escanteio do Vasco, Bruno Gomes perde a bola. Aí, começa a recomposição. Ela é tão rápida que logo em seguida o Vasco recupera a posse de bola.

- O Diniz é inteligente. O sistema defensivo não é só o zagueiro ou laterais ou goleiro. É um todo. A nossa melhora é porque o pessoal lá da frente está ajudando, o Cano, o Nenê, Marquinhos Gabriel. Eles dão a vida. Temos uma regra aqui que é todo mundo passar da bola, passar para trás. Isso ajuda bastante São todos jogando, todos marcando. A marcação começa lá na frente e aí tudo fica mais fácil - acrescentou Ricardo Graça.

Indagado se o Vasco voltará para a Primeira Divisão, não titubeou:

- Como todo mundo está falando, o Vasco sobe!



Confira outros trechos da entrevista

Importância de Castan

- É um exemplo para mim e para todo o grupo. É o capitão. É exemplo dentro e fora de campo. É só ver a trajetória dele. Seleção, Europa, campeão da Libertadores. Estar perto dele é uma satisfação enorme. Ele tem uma liderança que poucas pessoas têm. Nasceu com ele e vai morrer com ele. É surreal. É um exemplo para mim. Se você quer seguir um exemplo, é só ver o que ele está fazendo.

Improvisação como lateral-esquerdo

- Desde que o Fernando chegou, ele sempre trabalha todo mundo em várias funções. Não chamamos de posição. Durante os jogos, se tiver que fazer, faço para ajudar o Vasco. O importante é jogar e ajudar o Vasco. Minha posição de origem é zagueiro, mas o importante é ajudar o Vasco.

Recomposição defensiva

A nossa recomposição é assim mesmo. A nossa regra é passar da bola e dar a vida. Esse lance aí foi o mais bonito do jogo para mim. Não foi a gente saindo com posse de bola. Eu até brinquei, mandei no nosso grupo. Aquilo ali é primoordial, não só para mim, para todos. Para o professor. Quandoa gente perde a bola, todo mundo passa da linha da bola e dá o seu melhor. Eu, Casta, Marquinhos Gabriel, Morato... a gente abaixa a cabeça e sai correndo. Nem vê onde a bola vai. Eu dou um pique e nem vejo. Quando vi, a bola já estava com o Marquinhos. A nossa recomposição foi muito boa. Mas eu não posso falar só da defesa. Tem o pessoal da frente. É um grupo, é o coletivo. A nossa recomposição, a nossa vontade de marcar é o diferencial para dar certo.

Andrey e seu substituto

- Desde que jogo com ele na base, ele nunca se escondeu do jogo. Sempre se apresenta. Ele tem seleção de base, fazendo gol, sendo artilheiro. É importante para gente, é agressivo, sabe jogar, tenda dar o melhor, dá enfiada de bola, chuta bem para o gol. O Bruno Gomes é novo, começou em 2019 com a gente. Se ver o VT do primeiro tempo contra o Goiás, ele jogou muito. A nossa saída de bola passou por ele. Foi o nosso melhor. Temos outras opções e tenho certeza de que o Diniz vai escolher o melhor para ajudar o Vasco.

Torcida

- Sou suspeito para falar. A torcida do Vasco é diferente. Com eles, é difícil de ganhar da gente. Ela empurra o tempo todo e, com certeza, vai fazer diferença na reta final.

Posse de bola

- Com certeza, se você tem a bola, o adversário não te ataca. Isso diminui a chance de sofrer gol. Isso, claro nos ajudou muito defensivamente. O time é um conjunto, por isso, falo do pessoal da frente. Se continuar assim, vamos colher frutos.

Fonte: ge