Por unanimidade, TJ-RJ mantém resultado das eleições de 14/11 do Vasco, vencidas por Jorge Salgado
Terça-feira, 28/09/2021 - 15:01
Expresso 1898 @expresso_1898
Em decisão unânime, 1º Câmara Cível do TJ/RJ dá provimento a Agravo de Instrumento do Vasco e mantém o resultado da eleição do dia 14/11/20.

Relator fez duras críticas à judicialização, afirmando que é preciso aceitar os resultados das urnas.



Fonte: Twitter Expresso 1898


Fabio Azevedo @fabioazevedotv
Por 3 x 0, ação dos Templários, base de sustentação do Leven Siano, perdeu o recurso. E o desembargador ainda deu uma bela lição nas tentativas de buscar a justiça e não o entendimento interno. "Vasco precisa unir os grupos", disse o desembargador. E agora?

Fonte: Twitter do jornalista Fabio Azevedo


NewsColina! ® @newscolina
1° Câmara Cível do TJ/RJ, em decisão unânime, mantém o resultado da eleição à presidência do dia 14/11, resultada na vitória de Jorge Salgado.

Camilo Rulière, desembargador, ainda escreveu: "Eu espero que todos tenham bom senso e equilíbrio. Isso precisa acabar." 👨🏻‍⚖️



Fonte: Twitter NewsColina


Justiça mantém resultado da eleição que apontou Salgado como presidente do Vasco

Três recursos foram analisados pela Primeira Câmara Cível do TJ-RJ, que não aceitou argumento de suspeita de fraude no pleito de 14 de novembro de 2020

A Justiça do Rio de Janeiro manteve o resultado da eleição que apontou Jorge Salgado como presidente do Vasco. Em julgamento na tarde desta terça-feira, a 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça analisou recursos apresentados pelo clube, pelo mandatário eleito e por um grupo de sócios ligados ao candidato Leven Siano.

O julgamento desta tarde foi na segunda instância. Em todos os casos, a votação foi unânime para manter a validade do pleito que elegeu Salgado, ocorrido de forma híbrida (online e presencial) em 14 de novembro de 2020.

O desembargador relator do caso, Camilo Rulière, proferiu seu voto e foi acompanhado integralmente pelos colegas Fabio Dutra e Sergio Ricardo. Todos descartaram haver indícios de fraude. Em determinado momento, Camilo Ribeiro Ruliere criticou a postura de dirigentes vascaínos:

- É lamentável que o Vasco, em todos os pleitos, esteja passando por sucessivas demandas de grupos que querem obter a vitória na eleição. É democrático que muitas pessoas participem das eleições, mas é mais democrático ainda que, não havendo nenhuma irregularidade, se aceite a vitória do concorrente. (...) Isso interfere até no desempenho dos atletas profissionais. Essa eterna guerra, essa eterna disputa... é o único clube aqui do Rio de Janeiro, pelo meu conhecimento, que tem em todas as eleições essas desavenças. Acaba o pleito, é alegação para cá, alegação para lá. Esse problema tem de acabar. As pessoas têm de organizar. A Justiça resolve os conflitos de interesse, mas a Justiça não resolve outros conflitos que estão além do conflito puro e simples. É lamentável isso.

O que foi julgado nesta tarde?

1º agravo de instrumento solicitado pelo Vasco

Pedia que fosse confirmada a reforma da decisão do juiz Paulo Roberto Correa, da 7ª Vara Cível, que deu liminar em janeiro suspendendo a posse de Salgado por indícios de fraude na eleição do dia 14. O Vasco, na época, cassou a liminar, e Salgado tomou posse. Agravo aceito. Placar 3 a 0.

2º agravo de instrumento solicitado por Salgado

Assim como o primeiro, tinha o objetivo de confirmar a reforma da decisão do juiz Paulo Roberto Correa, da 7ª Vara Cível, que deu liminar em janeiro suspendendo a posse de Salgado por indícios de fraude na eleição do dia 14. O Vasco, na época, cassou a liminar, e Salgado tomou posse. Agravo aceito. Placar 3 a 0.

Neste caso, ainda havia um agravo interno solicitado por Eloi de Souza Ferreira e outros sócios, conhecidos como Templários, ligados a Leven, que pedia a reforma da decisão da desembargadora Mônica de Faria Sardas, que foi quem cassou a liminar concedida pelo juiz Paulo Roberto Correa. Negado. Placar 3 a 0.

3º agravo de instrumento solicitado por Eloi e outros

Pedia a reforma da decisão da desembargadora Mônica de Faria Sardas, que concedeu efeito suspensivo para permitir a posse de conselheiros e de Salgado no Vasco em janeiro. Na época, ela derrubou a liminar dada pelo juiz Paulo Roberto Correa. Agravo negado. Placar 3 a 0.

Leven e seus apoiadores entendem que a eleição válida foi a realizada em 7 de novembro, de forma presencial em São Januário. Algo que posteriormente foi anulado pela Justiça. Em uma rede social, o candidato comentou:

- Não há motivos para tristeza quando se sabe o caminho. As sementes estão plantadas, façam delas grandes árvores.

Um outro agravo, de Salgado, que pedia o julgamento da suspeição do juiz Paulo Roberto Correa, que no passado teve relação com o ex-presidente Eurico Miranda, não foi analisado. Documentos ainda estavam sendo digitalizados e advogados entraram com petições na proximidade do julgamento desta tarde.

Entenda a polêmica na eleição do Vasco

Na noite de 6 de novembro, o desembargador Camilo Rulière determinou que a eleição do Vasco acontecesse de forma presencial no dia seguinte, sábado (7/11). O pleito teve início às 9h55 e tinha previsão de terminar às 22h. Porém, no começo da noite, uma decisão do presidente do STJ, Humberto Martins, mandou suspender a votação.

Mesmo com a decisão do STJ, a mesa diretora da Assembleia Geral decidiu prosseguir o pleito, com apenas dois candidatos: Leven Siano e Sérgio Frias. Os outros três - Alexandre Campello, Jorge Salgado e Julio Brant - deixaram o clube, argumentando que não iriam desobedecer a uma ordem judicial.

Pouco depois das 22h, quando ainda havia sócios na fila para votar, as luzes de São Januário foram apagadas e a votação encerrada. As urnas, em um primeiro momento, foram lacradas. Porém, a mesa diretora da Assembleia Geral não achou lugar para deixá-las e resolveu fazer a contagem às 2h. Leven Siano foi o mais votado.

Na visão do presidente da Assembleia Geral do Vasco, Faués Cherene Jassus, o Mussa, a decisão do STJ que suspendeu a votação também deixou valendo a ação que marcava a eleição para o dia 14.

Uma semana depois, no dia 14, ocorreu a eleição online com a participação de apenas dois candidatos: Jorge Salgado (Mais Vasco) e Julio Brant (Sempre Vasco). Alexandre Campello (Rumo Certo) retirou a candidatura, Sérgio Frias (Aqui é Vasco) reconheceu a vitória da chapa Somamos, e Leven Siano entendeu ter sido eleito no dia 7.

Na disputa entre Salgado e Brant, o candidato da Mais Vasco foi o mais votado. No entanto, minutos após o resultado ser anunciado na sede do Calabouço, o STJ devolveu a questão para o TJ-RJ. Dias depois, o desembargador Camilo Rulière marcou o julgamento para o dia 17 de dezembro, quando a Justiça entendeu que Jorge Salgado era o vencedor da eleição. Desde então o grupo de Leven Siano vem recorrendo da decisão.

Antes do julgamento do dia 17 de dezembro, Leven Siano convidou Jorge Salgado a aceitar a decisão tomada pelo TJ-RJ, qualquer que fosse ela. O candidato da Mais Vasco, no entanto, não concordou, pediu para o adversário retirar todas as ações judiciais e sugeriu a realização de uma nova eleição. Leven não topou, e o impasse seguiu até a decisão.

Fonte: ge