Secretário de Saúde do Rio confirma liberação de torcedores para Vasco x Cruzeiro; Conselho Técnico da Série B precisa ratificar decisão
Sexta-feira, 17/09/2021 - 09:52
Em entrevista coletiva na manhã desta sexta-feira, o Secretario de Saúde, Daniel Soranz confirmou a liberação da participação de torcedores no próximo jogo do Vasco, em São Januário, no domingo. Presente no evento, que ocorreu no Centro de Operações Rio, o prefeito Eduardo Paes, torcedor do cruzmaltino, brincou ao afirmar que fez "lobby" pela autorização. A medida foi tomada após o balanço positivo da prefeitura sobre o jogo Flamengo x Grêmio, da última quarta, que serviu como evento-teste para a presença de público em partidas de futebol na cidade.

- Teremos outros eventos-teste na cidade. Tem o Vasco, que foi liberado hoje. Protocolou ontem mas foi liberado hoje - confirmou Soranz.

Na última quinta-feira, o Vasco solicitou à prefeitura a autorização para receber seus torcedores no domingo, em São Januário, quando enfrenta o Cruzeiro. No início da coletiva, antes de o Secretario de Saúde confirmar a liberação, o prefeito Eduardo Paes, vascaíno, brincou com o caso:

- O mais importante deve acontecer no domingo, se Deus quiser, a Secretaria de Saúde vai liberar o jogo do mais importante de todos, Vascão. Estou fazendo meu lobby público - brincou.

Mesmo com a liberação da Prefeitura, entretanto, o Vasco precisa também da decisão do Conselho Técnico da Série B na CBF, que será realizado na tarde desta sexta-feira. Na reunião, haverá definição sobre as condições para o retorno dos torcedores aos estádios da competição.

Evento-teste: Flamengo x Grêmio

Na última quarta-feira, o Flamengo levou 6.446 ao Maracanã para assistir ao duelo contra o Grêmio, pela Copa do Brasil. Apesar de a partida ter apresentado, alguns pontos de aglomeração, em geral clube e prefeitura consideraram que os protocolos foram seguidos, o que deu margem para a realização de novas partidas com a presença de torcedores. Na coletiva, o prefeito Eduardo Paes elogiou a conduta da direção rubro-negra quanto aos protocolos sanitários:

- Eu tive garantias pessoais do presidente Landim de que isso seria tratado como prioridade máxima e com muita organização pelo Clube de Regatas do Flamengo, foi isso que a gente viu. Total respeito e diálogo com a Secretaria de Saúde, a busca permanente de atender todas as exigências, que não são simples. Que tornam para o clube realizar o jogo bem mais caro, na hora que exige teste, tem que botar mais gente, todas as determinações da Secretaria de Saúde encarecem o evento e não tivemos do Flamengo nenhum gesto para tentar burlar uma regra para tentar economizar, pelo contrário. Isso mostra que a gente pode ir avançando nisso, realizar outros jogos. Se Deus quiser vamos ter muitos jogos do Flamengo a partir de agora de novo no Maracanã - disse Paes.

Durante o evento, a prefeitura revelou que algumas pessoas foram barradas da partida antecipadamente por terem testado positivo para Covid-19. Do total de espectadores, testaram positivo 0,9% dos espectadores e 0,7% dos trabalhadores. A testagem foi obrigatória para acessar o estádio, e os resultados foram enviados dos laboratórios diretamente para o Flamengo e Prefeitura.

Com 60% da população adulta do município vacinada com duas doses da vacina ou dose única, a Prefeitura considera que é o momento de liberar alguma atividades de lazer, principalmente ao ar livre. E considera que o futebol é um ambiente favorável para testar a reabertura:

- É importante a gente começar a olhar estes eventos de outra forma. Não adianta comparar uma aglomeração no Maracanã com todas as pessoas testadas com uma aglomeração na Praia de Copacabana, com um evento desorganizado e as pessoas sem máscara. Não é a mesma coisa - analisou Soranz.

Fonte: ge