Coordenador científico explica trabalho feito com Marquinhos Gabriel: 'Top 3 em desempenho físico'
Segunda-feira, 26/07/2021 - 21:52
Embora ainda conviva com a desconfiança da torcida, o meia Marquinhos Gabriel tornou-se peça fundamental do Vasco em 2021. Bem na goleada por 4 a 1 sobre o Guarani, no último sábado, empatou com Gabriel Pec na vice-artilharia da equipe na temporada, com seis gols marcados. Mais importante que isso, entretanto, é o fato de ter evoluído significativamente no aspecto físico.

Contra o Bugre, Marquinhos chegou a 21 jogos na temporada. O número, construído em quatro meses e meio de Colina, já supera o registrado em 2020 (20 partidas), ano no qual vestiu as camisas de Athletico-PR e Cruzeiro.

É na minutagem, porém, onde se observa o avanço que melhor expressa o crescimento do atleta de 31 anos. Em 2020, foram 1219 minutos jogados (67% de um universo de 1.800 possíveis em 20 jogos). Em 2021, já são 1594 minutos jogados (84% de 1890 possíveis em 21 partidas). Os números são do site "Ogol".

Marquinhos também triplicou seus gols em relação à temporada passada. Passou em branco pelo Cruzeiro e fez dois pelo Furacão, ambos no Paranaense. Com a Cruz de Malta, são seis (três na Série B, dois no Carioca e um na Copa do Brasil).

Coordenador físico explica trabalho com Marquinhos Gabriel

Coordenador científico do Vasco desde janeiro de 2020, Marcos Cezar afirma que o Departamento de Saúde e Performance (DESP) fez um estudo sobre temporadas passadas de Marquinhos Gabriel tão logo que o atleta foi contratado, em março, a fim de melhorar sua utilização nas partidas.

- Quando ele chegou ao clube, nosso Departamento de Saúde e Performance fez uma análise criteriosa do seu histórico: Número de jogos nas últimas temporadas, minutagem em campo e as lesões que ele havia sofrido. Paralelo a isso, realizamos uma avaliação física criteriosa da sua condição física naquele momento. Após esta análise, foi traçado um planejamento para que ele melhorasse sua condição física geral. Feito este diagnóstico, traçamos um plano de intervenção para melhorar a sua condição - explicou Marcos Cezar.

No fim de abril, em entrevista ao ge, o preparador físico Daniel Félix afirmou que a prioridade era dar força a Marquinhos Gabriel. Três meses depois, Marcos Cezar explica como esse processo foi conduzido e aponta resultados. O meia é um dos três destaques do time em desempenho físico na Série B.

Poupar Marquinhos Gabriel no Carioca foi um dos motivos que o fez ganhar força para atuar na Série B - jogou apenas seis das 13 partidas que o time principal disputou no estadual (perdeu as finais da Taça Rio com o Botafogo devido a uma lesão na coxa esquerda).

- Concomitantemente às atividades diárias com o grupo ele seguiu um planejamento individualizado (protocolo preventivo e um programa para aumentar seus níveis de força e potência). Outro aspecto importante foi o controle de carga realizado durante o Campeonato Carioca principalmente. Neste período fomos incrementando gradativamente a sua minutagem em campo, e com isso conseguimos acumular um volume grande de sessões de força e do protocolo preventivo.

- No momento, passadas 14 rodadas da Série B, o Marquinhos Gabriel está entre os top 3 em desempenho físico nos jogos. Os seus números impressionam, tanto em distância total percorrida, ações realizadas em alta velocidade e as ações de força (acelerações e desacelerações).

Marquinhos Gabriel, segundo o blog do Garone, do jornalista André Garone (comentarista da Vasco TV e editor do Lance!), registra atualmente a melhor participação de gols de um meia desde 2018. Marcos Cezar acredita que tais resultados têm a ver com a dedicação do camisa 31 vascaíno.

- Vale ressaltar a dedicação e o comprometimento do Marquinhos durante todo este período. Ele não tem medido esforços no dia a dia para que siga evoluindo cada vez mais - concluiu o coordenador científico.



Fonte: ge