Vasco anuncia implantação de novo sistema de irrigação no gramado de São Januário
Sexta-feira, 16/07/2021 - 18:51
O Club de Regatas Vasco da Gama iniciou, nesta quinta-feira (15/07), a implantação de um novo processo no campo principal de São Januário. O sistema de irrigação existente no local continha apenas 19 aspersores tipo rotor, ou seja, menos da metade do que vai ser no novo sistema, que contará agora com 42 aparelhos.

Para o torcedor vascaíno entender de forma mais objetiva, aspersor é aquele aparelho que distribui água pelo campo de forma automatizada, normalmente visível antes ou no intervalo das partidas de futebol, quando a comissão técnica solicita aos agrônomos para "molharem o gramado".

Atualmente os campos de futebol na maioria dos estádios pelo Brasil possuem 35 aspersores, com exceção para o Maracanã cujo sistema foi implantado com requinte na Copa de 2014, para superar toda a complexidade de necessidade de rega devido ao sombreamento da cobertura sobre o campo. São Januário terá, então, mais do que a média de cobertura, alcançando 100% do campo.

O novo sistema de irrigação terá equipamentos da Rain Bird (empresa que é referência mundial no assunto) e funciona por aspersão automatizada com aspersores escamoteáveis, válvulas solenoides e conjunto motobomba acionados por um controlador. O processo de cuidado do gramado continua sob supervisão da GreenLeaf, que presta serviços ao Patrimônio do Clube.

Importante informar também que atualmente, de acordo com técnicos especializados, o gramado da Colina Histórica tem sua qualidade atestada como boa, sem buracos, com índice e medição dentro dos padrões solicitados: densidade, umidade, altura da grama e tração. O novo sistema de irrigação, o constante e intenso trabalho de gestão realizado pelo Vasco, e o maior intervalo entre os jogos trará cada vez mais excelência no trato do tapete cruzmaltino.



Fonte: Site oficial do Vasco