Ricardo Graça se emociona com convocação para as Olimpíadas: 'Esse é o ápice da minha carreira'
Quinta-feira, 08/07/2021 - 17:34
O Vasco da Gama terá mais um representante nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Na tarde desta quinta-feira (08/07), o técnico da Seleção Brasileira Olímpica, André Jardine, convocou o zagueiro Ricardo Graça para o lugar de Gabriel Magalhães, que se machucou durante a preparação e precisou ser cortado. O cria da base recebeu a notícia do presidente Jorge Salgado, antes do treinamento de hoje, realizado no CT do Almirante, na Cidade de Deus.

Essa não será a primeira experiência do defensor de 24 anos com a camisa amarelinha. No início do ano passado, Ricardo Graça fez parte do grupo que disputou o Pré-Olimpico e classificou o Brasil para as Olimpíadas, sendo utilizado em duas partidas. Em ambas, o jovem ajudou o Brasil a sair de campo com os três pontos. Um desses jogos foi o triunfo por 3 a 0 sobre a Argentina. Em conversa com a VascoTV, ele não escondeu a emoção ao falar a oportunidade.

– Meu choro é de alegria, felicidade. Só passa agora pela minha cabeça um filme, estou lembrando de tudo que passei para chegar até aqui. Sou muito grato a Deus por estar vivendo esse momento. Agradeço também minha família, ao Vasco, comissão técnica, meus companheiros. Esse é o ápice da minha carreira. Disputar uma Olimpíada é algo que sempre sonhei e almejei. Vou dar meu melhor para trazer o ouro para nosso país – disse o camisa 36.

Com a convocação, Ricardo Graça se junta a Lucão e entra num seleto grupo de jogadores que representaram o Vasco nos Jogos Olímpicos. Ao longo da história, o Gigante da Colina cedeu 12 jogadores para a Seleção Masculina sub-23, são eles: Adésio, Carlos Alberto, Jansen e Vavá (Helsinque, 1952), Wanderley (Roma, 1960), Roberto Dinamite (Munique, 1972), Geovani, Mazinho e Romário (Seoul, 1988), Hélton (Sidney, 2000), Romulo (Londres, 2012) e Luan (Rio, 2016).

O Vasco da Gama terá seis jogadores revelados em suas categorias de base nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Além de Lucão e Ricardo Graça, o volante Douglas Luiz, hoje no Aston Villa (ING), e o atacante Paulinho, que defende as cores do Bayer Leverkusen (ALE), também vestirão a camisa amarelinha na busca pelo segundo ouro olímpico do futebol masculino. No futebol feminino, o Gigante da Colina também terá representantes: a Rainha Marta, eleita a melhor do mundo por seis vezes, e a jovem Angelina, uma das maiores promessas do país na modalidade.

QUEM É RICARDO GRAÇA

Ricardo Graça chegou ao Vasco em 2009 e se formou no Colégio Vasco da Gama. Foi titular em todas as categorias que passou e sempre se destacou na base cruzmaltina pela enorme qualidade com a bola no pé. Viveu uma experiência no futebol português quando ainda possuía idade de sub-20.

Retornou ao Gigante da Colina em 2017 e foi peça fundamental da equipe júnior na conquista do título estadual do mesmo ano. As boas atuações o fizeram ser promovido aos profissionais, onde estreou no início de 2018. Em 99 partidas pelo time principal, Ricardo Graça soma quatro gols e duas assistências.



Fonte: Site oficial do Vasco