Vasco recompõe base após saída de profissionais para o Corinthians
Domingo, 04/07/2021 - 09:06
O Vasco agiu rapidamente e reestruturou o departamento de base após perder profissionais da gestão do setor. Com o sucesso recente das categorias inferiores, o tema foi tratado como uma das prioridades da cúpula nos últimos dias. A ideia é que o trabalho que vinha sendo realizado possa continuar caminhando.

A reconstrução passou pelo diretor executivo de futebol Alexandre Pássaro e por Rodrigo Dias, que chegou a São Januário no meio do mês passado para ocupar a vaga deixada por Carlos Brazil, então gerente de base, que se despediu do Cruz-Maltino e partiu rumo ao Corinthians no início de junho.

"Chego para dar continuidade no grande trabalho que estava sendo realizado por Carlos Brazil. De fato, saíram alguns profissionais da base para o Corinthians, mas praticamente já repusemos todos eles. Inclusive, estes profissionais, que saíram somente ontem (1), participaram de um processo de transição com os profissionais que chegaram e eles já se encontram no clube faz mais de uma semana. A condução do processo e acordo com estes funcionários foi de extremo profissionalismo", disse Rodrigo Dias, ao UOL Esporte.

O clube do Parque São Jorge também foi o destino de Eduardo Húngaro, que era coordenador técnico, além de nomes que atuavam na supervisão e captação de jogadores. Ao todo, foram seis profissionais — informação foi publicada, inicialmente, pelo canal "Atenção, vascaínos" e confirmada pelo UOL Esporte.

A questão emergiu justamente em um ano em que, em meio à grave crise financeira, o olhar para as categorias de base ganhou ainda mais peso. Não à toa, Marcelo Cabo aparece como um dos técnicos que mais lançou e utilizou jovens no elenco profissional. Até o fim de abril, por exemplo, tinham sido 21.

"Nossa missão principal é dar continuidade em fornecer a máxima quantidade de atletas de qualidade, humana e de jogo, com o DNA Vasco para nossa Equipe Principal. Em paralelo, temos outros indicadores de desempenho que trabalharemos muito para continuarmos conquistando que são: subidas de atletas de qualidade para categoria subsequente, atletas convocados para seleção brasileira, resultados em competições e vendas de atletas."

De 2018 para cá, o Cruz-Maltino fez boas campanhas e se consolidou em um patamar de destaque no que diz respeito às categorias de formação. Entre 2020 e 2021, por exemplo, no sub-20, conquistou o Carioca, a Copa do Brasil 2021 e a Supercopa.

O trabalho de Brazil vinha sendo bem avaliado e esteve até mesmo envolvido na eleição, ocorrida no ano passado. Presidente eleito, Jorge Salgado, ainda em campanha, havia dito que a base seria um dos departamentos que não sofreriam mudanças quando a nova gestão assumisse. O ex-dirigente, porém, acabou aceitando o convite do Corinthians após uma segunda investida.

Em abril, já no cargo de mandatário, ele ressaltou que os "Meninos da Colina" vão ser importantes na reconstrução do clube, rebaixado no profissional pela quarta vez em sua história.

"Nossa base forte obteve o melhor resultado do futebol brasileiro nessa temporada, ganhamos praticamente tudo. Nossos atletas e comissão técnica estão de parabéns. Nesse momento de enormes desafios, a base do Vasco será um dos alicerces para a construção do futuro de nosso clube", disse ao site oficial vascaíno, na ocasião.



Fonte: UOL