Projeto do grafite de Barbosa em São Januário alcança 97% da meta de arrecadação
Terça-feira, 29/06/2021 - 19:56
O projeto que usa o grafite para eternizar os rostos de personalidades negras nos muros do Rio de Janeiro está perto de chegar a São Januário. Com 97% da meta de arrecadar R$ 39,8 mil atingida, a campanha de financiamento da pintura de Barbosa, ex-goleiro do Vasco e da seleção brasileira e símbolo da luta contra o racismo, termina na sexta-feira. A ideia é que o trabalho de homenagear um dos nomes mais importantes do futebol nacional comece no final de julho.

Para tanto, as doações precisam alcançar o valor necessário para compra de tinta e aluguel de material a serem feitos pelo Negro Muro. O projeto, desde 2018, retratou 18 pessoas negras na cidade, um trabalho que gera inspiração na luta por um mundo melhor e sem racismo. Caso a arrecadação seja excedente, a quantia extra será convertida em cestas básicas a serem doadas à Barreira do Vasco, comunidade ao lado do estádio.

A ideia de homenagear Barbosa ocorreu em um momento especial. O ano de 2021 marca o centenário do histórico goleiro e também a transformação de São Januário em patrimônio da cidade. Nesta semana, o Vasco foi um dos grandes centros de apoio ao movimento LGBTQIA+.

- Barbosa é um dos nomes mais importantes na luta contra o racismo. Ele sofreu grande boicote e perseguição midiática, que se perpetuou de forma brutal. A verdade é que nunca há segunda chance ao homem negro. Nos anos 1950, ele foi massacrado. E nunca se confirmou que ele teve culpa naquele gol que tirou a Copa do Brasil. Sempre quisemos ter alguém atrelado ao esporte no projeto, e o Barbosa é o nome certo - explicou Pedro Rajão, criador do projeto, que completou:

- Barbosa é um grande ícone, reverenciado até hoje. É o centenário dele, e nós temos de lembrar dos nossos ancestrais. É um personagem de uma luta contra o racismo, e o Vasco tem papel histórico e importante nisso, ao lado do Bangu. Nesta semana, o Vasco foi muito elogiado pela ações em favor do movimento LGBTQIA+, e isso é muito importante. É fundamental que no Brasil o esporte se posicione politicamente no sentido suprapartidário, que os jogadores se coloquem publicamente sobre questões políticas no geral, assim como a questão racial e LGBTQIA+. Fico feliz que um projeto de arte urbana e que vem da cultura preta, o grafite, possa combinar essa questão estética com uma mensagem de conhecimento de identidade. É muito representativo.

Há cerca de três meses, Pedro, produtor e pesquisar do projeto, e Cazé, o artista que faz as pinturas, conversam com o Vasco - o projeto é independente da direção do clube. Obtiveram a autorização do clube assim como da família de Barbosa - todas as homenagens têm autorização de familiares tais como Clementina de Jesus, Cartola, Mussum e outros grandes expoentes da sociedade brasileira.

O muro a ser pintado fica atrás de um dos gols de São Januário, perto da piscina. A previsão é que o trabalho dure entre sete e nove dias para ficar pronto.



Fonte: ge