Vasco celebrou o Dia de Portugal em São Januário com a presença da diretoria e do cônsul-geral português
Quinta-feira, 10/06/2021 - 14:47
Na manhã desta quinta-feira (10/06), o Club de Regatas Vasco da Gama comemorou o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, em evento realizado em São Januário. A comemoração contou com a presença do Cônsul-Geral de Portugal no Rio de Janeiro, embaixador Luís Gaspar, os presidentes dos poderes do Vasco da Gama, os presidentes da Câmara Partuguesa de Comércio e Indústria, Real Gabinete Português de Leitura e das Casas Portuguesas do Rio de Janeiro, além de autoridades estaduais e municipais e demais convidados.

O evento teve início na Tribuna de Honra de São Januário, com a apresentação do 1º Vice-Presidente Geral, Carlos Roberto Osório e contou com a banda do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro, atletas da base vascaína, do Remo e Paralímpicos, que prestaram homenagem às bandeiras do Brasil, Portugal e Vasco da Gama.

Inspirados neste dia tão simbólico para os portugueses, luso-descendentes e todos aqueles que possuem alguma relação afetiva com a cultura portuguesa, o Gigante da Colina inaugurou a exposição "Club de Regatas Vasco da Gama: o traço de união Brasil-Portugal". Buscando relembrar as raízes lusitanas da agremiação vascaína, elemento precípuo para a fundação e a consolidação do Clube no campo esportivo. Bem como, destacar o protagonismo da agremiação vascaína enquanto uma associação luso-brasileira, recordando a existência da relação fraternal entre o C. R. Vasco da Gama e as agremiações coirmãs da pátria portuguesa.

O Presidente Jorge Salgado falou sobre a importância do evento e da inauguração da exposição para a manutenção da história do Clube.

– Pra nós é motivo de orgulho e de honra estar recebendo nosso Cônsul-geral no Dia de Portugal, que está presente nessa exposição maravilhosa, feita com muito empenho e muito carinho para mostrar nossas conquistas e nosso trabalho feito desde a fundação. Isso é um marco histórico, acho que o torcedor vascaíno vai poder conhecer melhor as nossas raizes, nossa grandeza, os momentos de sacrifício e os momentos de glória do nosso Clube. Esse estreitamento de relações com Portugal vai abrir novas portas para o Vasco.

Luís Gaspar, cônsul-geral de Portugal, falou sobre a honra de representar a República Portuguesa neste dia tão importante.

– É uma honra estar aqui no Vasco da Gama neste Dia Nacional, o Clube faz a ligação perfeita entre os dois países. A conexão do Clube com Portugal nesta exposição é palpável, a cada passo podemos perceber. E particularmente é uma emoção, ouço falar do C.R.Vasco da Gama desde pequeno, é um Clube histórico, de alcance verdadeiramente global. É um momento especial também por esta razão, mas devo dizer que esta forma tão digna de comemorar esta data, vai ficar para sempre nas minhas lembranças.

A partir dessa sexta-feira, 11/6, a exposição fará parte do Tour da Colina, possibilitando ao torcedor vascaíno a experiência de emergir na história do Clube em uma grande linha do tempo, ilustrado por imagens e troféus que marcam o Vasco da Gama.





Fonte: Site oficial do Vasco (texto, fotos), Youtube oficial do Vasco (vídeo)


removascodagama

10 de Junho:
Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.
Dia de VASCO!

Nosso hino tocado pela banda do CBERJ.
Emocionante! ????

Não poderia faltar em um dia como esse a representatividade que o Remo tem nesse dia. Afinal fomos fundados por imigrantes portugueses e brasileiros.

Viva o Vasco, viva o Remo, viva Portugal...

#vascodagama



Fonte: Instagram Remo Vasco da Gama