E-Sports: Eduardinho projeta disputa da fase final do eGol Pro
Quinta-feira, 13/05/2021 - 17:31
O "Haaland" do eGol Pro. Jovem, promissor e artilheiro, Eduardo "Eduardinho" ganhou o apelido do comentarista Afonso "AF" durante uma das partidas do torneio de PES 2021. Com apenas 16 anos, o paranaense é o jogador mais novo a disputar a competição nesta primeira edição. Vestindo a camisa do Vasco, a promessa quer superar a sina de semifinais e dar o primeiro título do Vasco no esporte eletrônico.

Apesar de muito novo, não é de hoje que Eduardinho chama a atenção no cenário de PES. Durante o eBrasileirão de 2019, realizado pela CBF, o paranaense surpreendeu e chegou na semifinal da competição. Ele foi eliminado por Thiago Avaré, do São Paulo, justamente o campeão daquela edição.

No ano seguinte, ele repetiu o feito, mas caiu diante de Joel Sapo, que se tornaria o vice-campeão de 2020. Novamente classificado para mais uma semifinal de um torneio nacional, Eduardinho aposta na força do grupo do Vasco, que tem ainda Allan "AllanC", Kaique "Reizin", Fabricio "FabricioP" e Gabriel "Franja", para superar essa barreira.

- Acredito que eu não estava preparado, era muito novo, com praticamente 14 anos, aprendi muito com essas derrotas, e hoje me vejo muito mais pronto, além de confiar muito nos meus companheiros de equipe, e acredito que com mais jogadores experientes na equipe, como o Fabrício e o Allan, eles vão me passar a tranquilidade que preciso - avalia.

A carreira não é longa, mas já é recheada de títulos regionais e boas aparições em torneios nacionais. Ainda em 2019, o paranaense contou que tinha Guilherme "GuiFera" como ídolo e que o sonho é um dia conquistar o mundo. Em entrevista exclusiva ao ge, Eduardinho conta que o pontapé inicial para ingressar no cenário competitivo veio de um lugar bem inusitado.

- Comecei em um campeonato de uma barbearia, inclusive hoje o dono é muito meu amigo e, foi ele que me incentivou a jogar. Fiquei em segundo nesse torneio, sem treinar nem nada, nisso meu pai começou a me incentivar e me levar nos presenciais aqui do estado. Comecei a me destacar, e ganhei alguns campeonatos regionais.

Terceiro colocado na fase de pontos do eGol Pro, o Vasco terminou os dois turnos com a defesa menos vazada da competição. O clube chegou a ser líder em algumas rodadas mas, após uma atualização da Konami, alguns jogadores virtuais que saíram na vida real foram retirados do Cruz-maltino e isso prejudicou um pouco o desempenho do time, segundo Eduardinho.

- Acabamos perdendo o Léo Gil, 4 dias antes da nossa estreia, e depois acabaram saindo o Breno que era nosso zagueiro titular, o Fellipe Bastos que foi o substituto do Léo Gil, Benítez que era nosso ponta direito titular absoluto, tanto que depois que ele saiu não achamos ninguém a sua altura, que até mudamos a formação, e o Ribamar que entrava muito bem nas partidas - conta.

As semifinais do eGol Pro começam neste fim de semana. No sábado, o Corinthians enfrenta o Botafogo a partir das 17h. No mesmo horário, mas realizado no domingo, e-Galo e Vasco se enfrentam pela outra vaga na grande decisão. Ambos os jogos terão transmissão do SporTV e dos canais virtuais do e-SporTV.

Todas as partidas da semifinal serão disputadas no formato melhor de cinco, sendo que os dois primeiros jogos acontecem no formato clássico 3x3, mas, a partir do terceiro jogo da MD5, começa a valer o formato Rei da Mesa. Acostumado com grandes jogos, Eduardinho faz questão de deixar a torcida do Vasco com a confiança lá no alto.

- Estou muito confiante. Estamos treinando muito o x3 e o x1, vamos dar nosso máximo nos 2 primeiros jogos e depois sei que quem entrar vai dar conta do recado.



Fonte: ge