Vôlei: Veja por onde andam as vascaínas que decidiram a Superliga em 2001
Domingo, 02/05/2021 - 16:28
Há 20 anos, mais precisamente no dia 17 de abril de 2001, o Flamengo vencia o Vasco por 3 sets a 2 (parciais de 23/25, 25/16, 25/20, 21/25 e 17/15) no Maracanãzinho e conquistava ali o título da Superliga Feminina 2000/01 ao fechar o playoff melhor de cinco em 3 a 1. Na semana que marca o aniversário de duas décadas da histórica final, o ge localizou todas as jogadoras que começaram aquela partida como titulares. Há apenas uma atleta ainda em atividade, a ex-rubro-negra Valeskinha.

Protagonista do título, Virna hoje é palestrante profissional. Já a ex-vascaína Fernanda Venturini tem um canal sobre saúde e bem estar no YouTube. Dentre as integrantes daquele jogo há uma atleta que virou árbitra de voleibol, enquanto outra jogadora hoje trabalha como artesã.



O Flamengo jogou com: Gisele, Virna, Tara Cross, Arlene, Valeskinha e Leila; líbero: Josiane. O Vasco foi escalado assim: Fernanda Venturini, Denise, Natasa Leto, Ida, Flúvia e Rosângela. Líbero: Fabi.

Confira o paradeiro de todas titulares da decisão:

Flamengo

Gisele (levantadora)

Titular do Flamengo na grande final, Gisele Cristina Florentino, ou simplesmente Gisele, é paulista de Santo André, tem 47 anos e mora desde 2007 em Cesenatico, balneário próximo a Bologna, na Itália. Ela jogou até 2008. Casada com um italiano, a ex-jogadora tem um filho. Atualmente, Gisele e o marido possuem um negócio no setor alimentício. No verão, o casal costuma vencer seus produtos em hotéis, bares e restaurantes da região.

Virna (ponta)

Principal jogadora da conquista rubro-negra sobre o arquirrival, Virna mora em Campinas-SP e trabalha atualmente como palestrante e empresária. Bronze nas Olimpíadas de Sydney 2000, ela encerrou a sua carreira na seleção após a Olimpíada de Atenas 2004, passando pelo vôlei de praia antes de voltar para a quadra pouco depois. Casada com o empresário Rodrigo Piovesan, ela parou de jogar em 2010.

Tara Cross (ponta)

Com quatro Olimpíadas no currículo, a americana Tara Cross-Battle era uma das jogadoras mais experientes do elenco do Flamengo. Após abandonar as quadras, fez curso de treinadora e passou a trabalhar como técnica de voleibol, tendo sido assistente da seleção dos Estados Unidos. Atualmente tem 52 anos e mora em Houston onde dirige uma equipe sub16. Em 2014, Tara foi indicada ao Hall da Fama do Vôlei por ter sido a primeira americana a participar de quatro Olimpíadas.

Arlene (meio)

Atualmente com 51 anos, Arlene teve uma das carreiras mais longevas do vôlei brasileiro, atuando até os 49 anos. Em 2002, por sugestão de Zé Roberto Guimarães, a mineira de Contagem virou líbero, posição na qual atuou pelo restante da vida. Arlene foi titular da seleção brasileira antes da chegada de Fabi. Com a camisa verde-amarela conquistou as edições de 2004 e 2006 do Grand Prix. Após a aposentadoria, passou a exercer uma função na comissão-técnica do Sesi-Bauru.

Valeskinha (meio)

Natural de Niterói-RJ, Valeskinha tem 44 anos e é a única titular da final da Superliga 2001 ainda em atividade - ela jogou a última temporada pelo Curitiba. Filha da também atleta olímpica Aída dos Santos, a central de 1,80m concilia a carreira nas quadras com o trabalho no Instituto Aída dos Santos, entidade que tem o intuito de aliar esporte e educação para adolescentes de comunidades de baixa renda de Niterói.

Leila (oposta)

Com participação importante no título da Superliga 2001, Leila tem 49 anos e é senadora pelo Distrito Federal. Como jogadora da seleção, a brasiliense foi medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de Atlanta 1996 e Sydney 2000, além de ter sido campeã dos Jogos Pan-Americanos de Winnipeg 1999. Antes de entrar para política, Leila atuou como comentarista. A ex-jogadora é casada com Emanuel, campeão olímpico no vôlei de praia.

Josiane (líbero)

Atualmente com 48 anos, Josiane Grunewald Marangon jogou até 2012, quando passou a trabalhar professora de voleibol do Ipanema Clube em Sorocaba. Com curso de treinadora nível III da CBV, ela migrou para arbitragem anos depois. Atualmente, Josiane é árbitra da Federação Paulista de Voleibol e da própria CBV, tendo atuado em alguns jogos da Superliga 2020/21.

Vasco

Fernanda Venturni (levantadora)

Principal jogadora da equipe vascaína na temporada 2000/01, Fernanda Venturini aposentou-se em 2012. Antes disso, ela deixou as quadras duas vezes, mas retornou ao vôlei ao receber propostas para voltar a jogar. Bronze nos Jogos Olímpicos de Atlanta 1996 e considerada uma das melhores levantadoras de todos os tempos, Fernanda virou adepta do ciclismo e do beach tennis. Atualmente, ela mantém o canal "14 minutos de saúde" no YouTube sobre saúde e bem-estar.



Denise (ponta)

Atualmente com 53 anos, a ex-ponteira de 1,83m trabalha como fisioterapeuta no Rio de Janeiro. Denise encerrou a carreira em 2002, quando iniciou a graduação em fisioterapia no Instituto Brasileiro de Medicina da Reabilitação (UNI-IBMR). Como jogadora, defendeu a seleção brasileira em duas edições do Campeonato Mundial, em 1986 e 1990. Revelada pelo Botafogo, ela encerrou a carreira pelo Rexona-PR.



Natasa (ponta)

Croata, Natasa Osmokrovic se aposentou em 2013 aos 37 anos. Seu último clube foi o Dínamo de Moscou, da Rússia. Com passagem por equipes do Japão, Itália e Turquia, além de Rússia e Brasil, ela mora atualmente em Zagreb e tem 44 anos. Após deixar o Vasco, ela acionou o clube na Justiça, alegando falta de pagamentos. O processo chegou ao fim somente em novembro de 2020, quando foi decidido que o Vasco deveria pagar R$ 1.272.576,51 à ex-atleta.



Ida (meio)

Medalhista de bronze em Atlanta 1996, Ida encerrou a carreira no fim de 2001, tendo passado pelo vôlei de praia em seu último ano como profissional. Atualmente com 56 anos, ela trabalha como professora de beach tennis em Cascais, Portugal. Antes disso, ela teve cargo na Secretaria de Turismo de Ilhabela-SP. Formada em Educação Física, ela trabalhou também como personal trainner e treinadora de voleibol.



Flúvia (meio)

Uma das mais jovens da equipe titular do Vasco naquela final, Flávia Dias de Carvalho, mais conhecida como Flúvia, parou de jogar em 2010. Atualmente ela tem 44 anos e mora em Palmas-TO. Flúvia - apelido que ganhou por conta de um erro de registro no início da carreira - tem um ateliê. Antes disso, ela comandou um estúdio de treinamento físico ao lado do marido.



Rosângela (oposta)

Atualmente com 49 anos, Rosângela mora em Cubelles, na Catalunha, Espanha. Ela se aposentou das quadras em 2015 pela equipe espanhola do IBSA Palmas. Após defender o Vasco, a oposta de 1,85m passou pelo Automóvel Clube de Campos-RJ e pelo São Caetano-SP antes de deixar o país. Seu primeiro destino foi o voleibol da Espanha. Ela jogou também por equipes da Rússia, Turquia, Azerbaijão e Itália, antes de retornar à Espanha para encerrar a carreira.



Fabi (líbero)

Considerada a maior líbero de todos os tempos do voleibol mundial, Fabi tinha apenas 20 anos quando defendeu o Vasco. Carioca de Irajá, ela foi bicampeã olímpica com a seleção brasileira - Pequim 2008 e Londres 2012 - além de ter conquistado cinco títulos do Grand Prix. Após a passagem pelo Vasco, Fabi jogou no Campos-RJ, antes de transferir-se para o Rio de Janeiro (atual Sesc/RJ), clube que defendeu de 2005 a 2018. Depois de aposentar-se das quadras, Fabi tornou-se comentarista de voleibol do Grupo Globo. Casada com Júlia Silva, ela tem 41 anos e segue morando no Rio.





Fonte: ge