Governador do RJ deve vetar projeto que muda o nome oficial do Maracanã
Quarta-feira, 24/03/2021 - 15:54
Após semanas de especulações, o divisivo projeto que propunha a alteração do nome do Maracanã deve ser vetado pelo governador do Rio, Cláudio Castro. Aprovado na Alerj no último dia 9, em votação em regime de urgência, a proposta é alterar o nome oficial do estádio de "Jornalista Mario Filho" para "Edson Arantes do Nascimento - Rei Pelé". A informação foi divulgada pelo portal "Esporte News Mundo" e confirmada pelo GLOBO.

Em caráter reservado, uma fonte próxima próxima ao governo confirmou à reportagem do GLOBO que o projeto de lei "provavelmente" será vetado. Na última sexta-feira, o Ministério Público do Estado recomendou o veto.

Assim que foi aprovado, o PL 3.489/21 virou alvo de críticas de torcedores, historiadores e cronistas esportivos. A Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e a Associação de Cronistas Esportivos do Rio de Janeiro (Acerj) chegaram a publicar cartas abertas pedindo o veto do governador.

Em sua publicação, Acerj destacou o papel de Mario Filho na construção do imaginário do futebol carioca e brasileiro, ao criar, por exemplo, a expressão Fla-Flu. A entidade lembrou que o jornalista também "colaborou para a popularização da cobertura jornalística do futebol trocando os termos rebuscados da época por expressões mais populares e o Maracanã muito contribuiu para isto".

Em entrevista ao GLOBO um dia após a aprovação do projeto, Ceciliano defendeu seu projeto. O presidente da Alerj ressaltou a ideia de homenagear Pelé ainda em vida e explicou outro ponto da proposta, que daria ao complexo esportivo anexo ao estádio — o ginásio Maracanãzinho, o estádio de atletismo Célio de Barros e o Parque Aquático Julio de Lamare — o nome de Mario Filho.

– Tudo que fala de paixão dá polêmica. Falta um pouco de visão. Às vezes as pessoas valorizam as coisas de fora e não de dentro. O Maracanã será sempre o Maracanã, por ser o bairro onde foi construído, mas é uma polêmica. A ideia é homenagear o Pelé em vida, com o maior estádio do mundo. A gente está falando do Pelé dentro dos campos, não fora das quatro linhas.



Fonte: O Globo Online