Deputados aprovam mudança de nome do Maracanã de Jornalista Mário Filho para Edson Arantes do Nascimento - Rei Pelé
Terça-feira, 09/03/2021 - 21:18
Os deputados da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) aprovaram nesta terça-feira (09), em regime de urgência, a mudança do nome oficial do estádio do Maracanã de 'Jornalista Mário Filho' para 'Edson Arantes do Nascimento - Rei Pelé'. O projeto ainda depende da sanção do governador em exercício, Cláudio Castro, para virar lei, e foi aprovado em votação simbólica. Apenas a bancada do PSOL registrou voto contrário.

O texto aprovado dá o nome de Mário Filho ao complexo, que inclui ainda o ginásio poliesportivo Maracanãzinho, o parque aquático Júlio Delamare e o estádio de Atletismo Célio de Barros. Integrante da única bancada a votar contra, o deputado Flávio Serafini (PSOL) questionou a mudança:

— O jornalista Mário Filho foi um jornalista não só comprometido com a democracia, como também extremamente atuante no campo esportivo — afirmou — Não posso negar que me dói imaginar uma mudança de estádio Mario Filho para Estádio Rei Pel — completou.

Autor do projeto, o presidente da Alerj, deputado André Ceciliano (PT), afirmou que a mudança não vai alterar a forma como o estádio é chamado:

— O Rei Pelé é o maior jogador de todos os tempos do planeta. Não tenho dúvida que o Maracanã vai continuar sendo chamado de Maracanã — discursou.

Líder do governo Cláudio Castro na Alerj, o deputado Márcio Pacheco também foi favorável à medida:

— Dar o nome deste símbolo mundial ao símbolo maior do futebol, que é o Rei Pelé, não é só muito justo, é necessário, ainda mais em vida — destacou.

Também nesta terça-feira a Alerj aprovou, em primeiro turno, a proposta de emenda constitucional (PEC) que desvincula 30% do saldo de todos os fundos estaduais, para custeio do Programa Supera Rio. Também aprovado pela Alerj, o programa foi sancionado pelo governador em exercício, Cláudio Castro, e garante auxílio emergencial de até R$ 300 às pessoas em situação de vulnerabilidade durante a pandemia de coronavírus.



Fonte: Extra Online