Destaque do Vasco na Copa do Brasil, MT começou no futsal do Volta Redonda e mora em São Januário
Sábado, 20/03/2021 - 09:31
Destaque no empate com a Caldense, resultado que fez o Vasco avançar à segunda fase da Copa do Brasil, Matheus Nunes, ou MT, como ficou mais conhecido pela torcida cruz-maltina, foi descoberto no futsal e mora em São Januário. O jogador de 20 anos, inclusive, está na Colina por empréstimo, cedido pelo Volta Redonda, com vínculo até o fim do ano. Existe uma cláusula que dá ao Vasco a prioridade na compra dos direitos econômicos.

Meia-atacante de origem, MT atuou improvisado na lateral esquerda na última quinta-feira (18) e recebeu elogios do técnico Marcelo Cabo, que destacou a evolução que o jovem vem mostrando neste início de trabalho.

O atleta chegou ao Vasco em fevereiro de 2019, após se destacar na Copa São Paulo de Futebol Júnior pelo Volta Redonda. À época, chamou a atenção da diretoria cruz-maltina, principalmente após o duelo entre as equipes, pelas quartas de final da competição — o time da Colina chegou à final e perdeu para o São Paulo.

Em São Januário, ainda no sub-20, atuou em mais de uma posição e, no ano passado, foi titular em grande parte dos jogos em que esteve em campo. Na atual temporada, enquanto o Vasco realiza uma reestruturação no departamento de futebol e faz mudanças no elenco profissional, foi promovido e vem sendo utilizado por Marcelo Cabo.

"Ele era atleta do Volta Redonda, não era titular absoluto ainda, mas entrava muito bem nos jogos. Como ainda estava virando o primeiro ano [da categoria] naquela ocasião, resolvemos apostar e levá-lo emprestado, para que ele pudesse desenvolver dentro do nosso trabalho. Deu uma resposta muito boa, demonstrou qualidade e uma das características que mostrou foi essa questão da adaptação, versatilidade. Era um jogador que conseguia cumprir funções", lembra Marcos Valadares, ex-técnico do sub-20 do Vasco, atualmente no sub-20 do Atlético-MG.

"No sub-20, usamos ele em várias posições, como meia, que é a posição de origem, e como segundo volante, falso 9 e até como lateral, em alguns momentos. Não é nenhuma surpresa ele se adaptar e poder atuar ali, porque demonstrou isso na base e viveu essa experiência", acrescentou.

Natural de Cabo Frio, Região dos Lagos, Matheus Nunes, que hoje é vinculado à 7Braga Sports, empresa que tem como um dos sócios Fábio Braga, filho do técnico Abel Braga, é um dos jovens que mora na Pousada do Almirante, que fica em São Januário.

Descoberto no futsal, migrou para o campo e chegou a fazer um teste no Fluminense, mas não obteve sucesso. Pouco depois, foi para o Volta Redonda e, na primeira Copinha pelo clube da Cidade do Aço, chamou a atenção de alguns clubes, optando pelo acerto com o Vasco.

Em 2021, quando o clube de São Januário terá o desafio de disputar a Série B do Brasileiro em meio a uma crise financeira, a diretoria busca soluções para o elenco e uma delas é a aposta em jogadores da base. O Cruz-Maltino, que passa por um reajuste financeiro, tem prioridade para adquirir os direitos econômicos do meia-atacante.

"A gente vem trabalhando taticamente, na medida do possível, mas estamos aproveitando todas as sessões de treino para fazer ajustes. Gosto que minha equipe crie essas oportunidades pelas pontas. Vamos evoluir nesse sentido. Gostei muito das alternativas e variações que tivemos no primeiro tempo. Falta um melhor acabamento e uma melhor finalização. Mais uma vez a gente sabia que a queda de rendimento seria grande porque tínhamos estreias. O MT vai me dar a alternativa de jogar de lateral, por dentro, como extremo e como segundo volante", disse Cabo, logo após o confronto com a Caldense.



Fonte: UOL