Dorival Júnior: 'O Zeca é extremamente profissional e regular'
Quarta-feira, 17/03/2021 - 12:34
Dos três reforços contratados até o momento pelo Vasco, Zeca é o nome que mais chama atenção. Prestes a fazer sua estreia pelo Cruz-Maltino, nesta quinta-feira (18), contra a Caldense, pela Copa do Brasil, em Poços de Caldas (MG), o jogador ostenta no currículo nada menos do que o título olímpico em 2016 pela Seleção Brasileira.

O lateral, que atua pelos dois lados, fez uma grande competição e chegou a ser cotado para a Seleção principal – Daniel Alves, pela direita, e Marcelo, pela esquerda, eram os titulares de Tite na época.

Técnico de Zeca no ápice de sua carreira no Santos, clube que o revelou, Dorival Júnior comandou o jogador de 2015 a 2017. Juntos, foram campeões do Paulista em 2016, além dos vice-campeonatos do Brasileiro (no mesmo ano), e da Copa do Brasil, em 2015. Em entrevista ao Jogada10, o treinador apontou as virtudes de seu ex-pupilo, a quem considera versátil e muito inteligente.

"O Zeca é extremamente profissional e regular. Tem técnica apurada, ótima dinâmica e se apresenta muito bem para o jogo. Sua versatilidade sempre fez a diferença, já que sabe atuar pelos dois lados do campo. Se for preciso joga por dentro, e com qualidade. É um jogador que tem vasto conhecimento das posições", disse.

Dorival aproveitou para relembrar como começou a relação de amizade com Zeca, que o considera como um pai. O técnico foi decisivo na permanência do atleta na Vila Belmiro e que resultou em uma temporada com títulos pelo Peixe e a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos Rio-2016.

"Logo que cheguei ao Santos ele estava sendo emprestado (para o Columbus Crew, dos Estados Unidos) e viajaria no dia seguinte. Pedi ao clube que não o liberassem. Eu já tinha visto algumas partidas do Zeca e me chamou atenção a maneira como ele atuava. Ele ficou e o coloquei como titular no primeiro treino que fiz. Foi o dono da lateral desde a minha estreia (vitória por 3 a 0 sobre o Figueirense) e acabou convocado para a Seleção olímpica. Fez uma bela competição, sendo cotado, inclusive, à Seleção principal. Ele teve um crescimento enorme naquele período e foi muito feliz".

Nas últimas temporadas por Internacional e Bahia, Zeca não teve boas atuações. O treinador, porém, acredita na capacidade de recuperação do lateral no Vasco.

"De longe não consigo avaliar porque não deu certo nestes dois clubes. Mas, por aquilo que ele me mostrou em dois anos de Santos, não tenho dúvida que, com uma sequência e um pouco de paciência, poderá ser muito útil ao Vasco. O Marcelo (Cabo) vem aproveitando o Zeca onde ele apresenta suas melhores condições. Ele é destro e se sente muito confortável atuando pelo lado esquerdo. É um jogador que merece voltar o nível de atuações que sempre teve", destacou.

Por fim, Dorival mandou um recado para Zeca no desafio de defender o Cruz-Maltino em uma temporada de luta pelo retorno à elite do futebol nacional.

"Tenho contato com o Zeca até hoje. E digo a ele que tenha tranquilidade, equilíbrio e que trabalhe com intensidade para que alcance rapidamente suas melhores condições. Que ele possa retribuir a confiança da imensa torcida vascaína e da diretoria que acreditou que pudesse encontrar em um atleta como o Zeca uma opção para esse momento que o Vasco vem vivendo. Fico na torcida para que tudo aconteça positivamente e que ele tenha um grande ano", encerrou.



Fonte: Jogada 10